Ande com os sábios

caminhar com cristo

ANDE COM OS SÁBIOS

AQUELE QUE ANDA COM OS SÁBIOS SERÁ CADA VEZ MAIS SÁBIO, MAS O COMPANHEIRO DOS TOLOS ACABARÁ MAL. Provérbios 13.20

O antigo ditado popular “uma maçã podre estraga o cesto” é freqüentemente aplicado às amizades, e com razão.

Nossos amigos e colegas nos afetam; às vezes profundamente. Seja cuidadoso ao escolher seus companheiros mais chegados. Passe seu tempo com as pessoas com quem deseja se parecer, porque você e seus amigos certamente parecerão uns com os outros.

Bíblia é o livro por excelência. No texto bíblico acima, encontramos um maravilhoso conselho. Ao andarmos com os sábios estaremos alcançando cada vez mais sabedoria, e se, em vez disso, tivermos como companhia pessoas néscias, certamente iremos de mal a pior.

Muitas vezes vemos jovens com um futuro promissor colocando tudo a perder, por causa das pessoas que escolheram para ser seus amigos. Não raras vezes, pessoas que foram criadas e educadas em lares estruturados, tendo pais que vivem uma vida equilibrada e que lhes deram todas as oportunidades para serem pessoas de bem e respeitáveis, acabam, já na adolescência, se enveredando pelo caminho das drogas, da prostituição, do roubo, da corrupção e até mesmo dos assassinatos; situações essas criadas em função do grupo de pessoas que elas têm ao seu redor. Em muitas das vezes a situação se torna tão crítica, que jamais conseguem sair do quebra-cabeça diabólico em que se meteram.

Feliz aquele que consegue rebater os convites vindos de pessoas que querem levar uma vida fácil e cheia de prazeres efêmeros. Bem-aventurado aquele que  é criterioso ao escolher as pessoas com as quais estará se relacionando no transcorrer de toda sua vida. Quem anda dentro deste padrão, terá sem dúvida alguma, inúmeras oportunidades de conhecer e conviver com gente de ótimo caráter, que zela por um comportamento ético e moral.

O exercício da sabedoria, nos leva a tomar decisões acertadas em todas esferas da nossa vida, como por exemplo: casamento, profissão, realização de negócios equilibrados, onde a razão estará acima das emoções.

As decisões mais sábias que podemos tomar estão na área espiritual: a nossa tomada de posição, tendo Jesus como Senhor e Salvador de nossa alma, um pacto sério com Deus no sentido de lermos a sua Palavra, guardar em nosso coração e praticá-la. A Palavra de Deus nos indicará com quais pessoas devemos ou não andar. Temos tudo para viver como sábios, e isso só depende de nós, pois Deus preparou um excelente caminho para trilharmos.

PARA REFLETIR: Com quem você está andando?

Pr. João da Cruz Parente

 

PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS


Um comentário para “Ande com os sábios”

  1. Marina Buarque disse:

    Estamos na Terra, passando por um período de aprendizagem, para chegarmos a Deus. O homem foi criado, para ter um relacionamento perfeito com Ele. Mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolhe seguir o seu próprio caminho e com certeza o relacionamento com Deus se desfaz. Este comportamento de independência de Deus, torna o homem rebelde e indiferente, e é o que a Bíblia chama de pecado. A nossa vida perante as pessoas, é um reflexo da espíritual. Devemos ter o cuidado de estar-mos em espírito e verdade, não só perante Deus. Para que sejamos dignos de sermos um exemplo de tudo o que Jesus nos ensinou. Um abraço fraterno a todos. E que Deus os abençõe em nome de Jesus!

Deixe seu comentário