A familia no plano de Deus

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam…”
Salmo 127.1É Possível?

A palavra casa, neste verso, não tem um significado físico, mas sim uma o de uma “casa-família”, isto è, um lugar de comunhão, composto de vários membros, ligados por um relacionamento entre pais e filhos, marido e esposa. A presença de Deus, como construtor, no seio da família, é de real importância, porque não se pode haver uma felicidade duradoura sem uma ajuda constante de Deus.

A prioridade absoluta afim que a “casa-família” possa, no tempo, manter o amor, a unidade e a prosperidade, não depende só das condições econômicas ou da capacidade humana em administrá-la, mas sim do ensinamento dos princípios fundamentais bíblicos e da presença de Deus.

Pode parecer impossível, porém esta é uma realidade: às vezes alguém quer que Deus opere em sua vida, sem que esta mesma operação seja extensiva à sua casa: Deus quer nos abençoar individualmente, mas muito mais coletivamente.

Vivemos em um mundo onde o matrimônio não é considerado mais como instituição divina, e as pessoas vêem a família apenas como instituição social, com propósitos e finalidades egoístas e sem sérios compromissos, podendo iniciar e findar em qualquer tempo, esquecendo-se das profundas feridas que permanecerão abertas até o fim das vidas envolvidas.

A família faz parte do plano de Deus para o homem. Deus formou a família no jardim do Éden e fez com que o primeiro casal tivesse alegria, e mais, o privilégio de gerar e criar filhos. O profeta Malaquias (2:15) reafirma um dos propósitos de Deus na família: a procriação de filhos piedosos que temem e obedecem ao Senhor. Através do Antigo Testamento, e de modo especial em Deuteronômio, Deus orienta seu povo a respeito de como os pais devem educar, instruir e guiar os seus filhos.

A família é uma das boas dádivas de Deus. A vida familiar pode e deve ser como um paraíso na terra. Deus há fez assim. É possível! O segredo do sucesso é simples: obedecer a Deus e seguir as suas instruções. Não esquecendo do Sl 119.105: “Lâmpada para os meus pés è a tua palavra, e luz para o meu caminho”.

A família deve viver diariamente momentos de comunhão, proporcionando aos seus membros:

1° Formação física: através da convivência, dos bons exemplos, è que se desenvolve o corpo a personalidade e o caráter, harmoniosamente. A família alem de alimentar o corpo, deve alimentar também a alma.
2° Informação: Os valores morais e espirituais são passados aos filhos e estes lhes servem para o desenvolvimento da vida, valores que são eternos.
3° Diálogo: é essencial conversar sobre os ideais, sobre os anseios e tristezas, vitórias e alegrias, as experiências do dia a dia, vida escolar, profissional, o que se vê e o que se ouve, tem no lar o melhor ambiente para serem analisados, sempre com muito temor a Deus.
4° Troca de experiências: não só os filhos devem aprenderem com os pais, mas também os pais com os filhos as experiências vividas no dia a dia, selecionando-as, e aplicando-as para o bem estar de todos.
5° Momentos de lazer e recordações: a família precisa gozar juntos, dos momentos de passeios e recordações, de passagens familiares que não podem ser esquecidos, conservando assim a sua própria história.
6° Ensino sobre a fé: são momentos de comunhão com Deus, onde Ele è exaltado e o nome de Jesus è proclamado. Cânticos, orações e estudos bíblicos, em família, enriquece a todos.

Sabemos que muitas são as barreiras encontradas na vida familiar: o corre-corre do dia a dia, filhos abandonados ao seu próprio destino, desvalorização da convivência familiar, o egoísmo, a interferência da televisão e outros meios de comunicação, o consumimos, a perda dos conceitos divinos estabelecidos para a família etc.

Mas com tudo isto, nós cristãos somos chamados a fazer do nosso lar um lugar onde o Espírito Santo tenha a primazia em nossas vidas, e que todos os membros da família trabalhe pela felicidade um do outro, harmoniosamente, agradando a Deus e vivendo melhor, é possível!

Fonte: O Brasil para Cristo.

4 Comentários para “A familia no plano de Deus”

  1. amiguinha.amoavida disse:

    Boa noite querido irmão Wesley admiro seu trabalho postado aqui que DEUS continue te iluminando sempre para que cada dia mais esse seu projeto chegue as pessoas que precisam de mensagens construtivas e ate mesmo de conforto.
    Parabéns!!!
    Fique na graça e paz de nosso SENHOR JESUS CRISTO.
    CRISTIANI QUIRINO.

  2. Wesley Simões disse:

    Querida Cristiani,

    Agradeço pelo seu contato.
    Acredito que este meu evangelismo aqui pela net e da Vontade de Deus, pois tudo tem contribuido para que este evangelismo chegue para as pessoas na hora em que elas mais necessitam, tenho plena convicção que Deus fará a obra em muitas vidas que por aqui passarem.

    Deus te abençoe

    WESLEY

  3. ROBERVAL COSTA LISBOA disse:

    BOA TARDE AMIGO E IRMÃO,REALMENTE VC É UMA BENÇÃO PARA TODOS QUE LEEM A SUA MENSAGEM. QUE A NET SEMPRE SEJA UMA PORTA PARA QUE LEVE A PALAVRA DE DEUS AOS QUE PRECISAM E AOS QUE PENSAM QUE NÃO PRECISAM. NA VERDADE ESSES SÃO OS MAIS NECESSITADOS.
    CONTINUA COM AS SUAS MENSAGENS ABENÇOADAS PELOS QUATROS CANTOS DO MUNDO, E ELAS CHEGARÃO EM CADA LAR, TRAZENDO PAZ, AMOR,HARMONIA, FELICIDADES E DEUS EM CADA CORAÇÃO.
    DEUS TE ABENÇOE SEMPRE IRMÃO,E SEMPRE TE DÉ SABEDORIAS PARA VC CONTINUAR COM SEU EVANGELISMO.
    ABRAÇOS.
    ROBERVALLISBOA

  4. Odaléa disse:

    Gostei tanto da mensagem que postei em nosso blog. Deus te abençoe!
    confira em igrejanikon.blogspot.com

Deixe seu comentário