Peça a Deus…

ore-a-deus-por-tudo

PEÇA A DEUS…

 

PERDÃO

OUVE TU, ENTÃO, NOS CÉUS, ASSENTO DA TUA HABITAÇÃO, E PERDOA, E FAZE, E DÁ A CADA UM CONFORME TODOS OS SEUS CAMINHOS E SEGUNDO VIRES O SEU CORAÇÃO, PORQUE SÓ TU CONHECES O CORAÇÃO DE TODOS OS FILHOS DOS HOMENS.

1 Reis 8. 39 (arc)

Perdoa… Dá a cada um conforme todos os seus caminhos. Salomão sabia que Deus perdoaria o seu povo, se este deixasse os seus pecados e, sinceramente, se arrependesse com pesar e tristeza (vv.35,36). Reconhecia, também, que Deus poderia resolver disciplinar os seus a fim de que “te temam todos os dias que viverem na terra” (v.40).

(bep)

 

SABEDORIA

A TEU SERVO, POIS, DÁ UM CORAÇÃO ENTENDIDO PARA JULGAR A TEU POVO, PARA QUE PRUDENTEMENTE DISCIRNA ENTRE O BEM E O MAL; PORQUE QUEM PODERIA JULGAR A ESTE TEU TÃO GRANDE POVO?

1 Reis 3. 9 (arc)

A teu servo, pois, dá um coração entendido. Salomão começou seu reinado com fé no Senhor e amor a Ele (v.3). Orou pedindo sabedoria e um coração entendido (vv.5-9). Deus se agradou do seu pedido (v.10) e atendeu sua oração (vv. 11-14). O dom da sabedoria que Deus deu a Salomão, porém, não era uma garantia de que ele sempre andaria em retidão. Por essa razão, Deus acentuou que a vida longa de Salomão dependeria de “andares nos meus caminhos” (v.14). A infidelidade de Salomão posteriormente, impediu a realização integral da vontade de Deus na sua vida (11.1-8).

(bep)

 

HUMILDADE

E SE O MEU POVO, QUE SE CHAMA PELO MEU NOME, SE HUMILHAR, E ORAR, E BUSCAR A MINHA FACE, E SE CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS, ENTÃO EU OUVIREI DOS CÉUS, E PERDOAREI OS SEUS PECADOS, E SARAREI A SUA TERRA.

2 Crônicas 7. 14 (arc)

O reavivamento começa pelos crentes. Quando verificamos os problemas do mundo de hoje, costumamos, nas igrejas, jogar a culpa nos descrentes. No entanto, onde quer que Deus trate de reavivamento na Bíblia, Ele não dirige seus comentários aos não-cristãos. Veja bem, o mundo não precisa ser reavivado. A igreja, sim. No primeiro século, a igreja subjugou o mundo. Atualmente, o mundo tem subjugado a igreja, e de várias maneiras. Apesar de nunca antes ter sido tão grande o número de crentes como agora, não estamos influenciando de modo algum nossa civilização quanto deveríamos. Precisamos reavivar nossa paixão pelo Senhor.

(benv)

 

TEMOR

SEI QUE TUDO QUANTO DEUS FAZ DURARÁ  ETERNAMENTE; NADA SE LHE PODE ACRESCENTAR E NADA LHE TIRAR; E ISTO FAZ DEUS PARA QUE OS HOMENS TEMAM DIANTE DELE.

Eclesiastes 3. 14 (ara)

Como Deus nos obriga a temê-lo? A atitude de reverência para com Deus provém da consciência que temos de que a nossa segurança não se acha nos prazeres fugazes deste mundo, mas no Deus que criou e controla todas as coisas. Embora talvez pareça que Deus nos obrigue a reverenciá-lo, Ele deixa por nossa conta o modo de corresponder a Ele. O que Ele faz é demonstrar que, em última análise, é só nEle que se pode achar alegria e satisfação.

(bev)

 

UM CORAÇÃO ALEGRE

TODOS OS DIAS DO AFLITO SÃO MAUS, MAS O DE CORAÇÃO ALEGRE TEM UM BANQUETE CONTÍNUO.

Provérbios 15. 15 (arc)

Nossas atitudes refletem toda a nossa personalidade. Não temos o domínio sobre o que nos acontece, mas podemos escolher nossa atitude em relação a cada situação. O segredo para ter um coração feliz é preencher a mente com pensamentos verdadeiros, puros e agradáveis sobre as coisas boas da vida (Fp. 4. 8). Este foi o segredo de Paulo quando enfrentou o encarceramento; também pode ser o nosso nas lutas que enfrentamos diariamente. Considere suas atitudes e examine o que você permite que entre em sua mente, bem como o que escolhe persistir em fazer. Poderá ser necessário realizar algumas mudanças.

(beap)

 

PROTEÇÃO

PORQUE JABEZ INVOCOU O DEUS DE ISRAEL, DIZENDO: SE ME ABENÇOARES MUITÍSSIMO E MEUS TERMOS AMPLIFICARES, E A TUA MÃO FOR COMIGO, E FIZERES QUE DO MAL NÃO SEJA AFLITO!… E DEUS LHE CONCEDEU O QUE LHE TINHA PEDIDO.

1 Crônicas 4.10 (arc)

Jabez orou especificamente para ser protegido do mal e das tristezas. Vivemos em um mundo caído, cheio de pecados; por isso é importante pedir a Deus que nos mantenha protegidos do mal que inevitavelmente nos cerca. Mas também devemos evitar os motivos, desejos e ações malignas que têm início dentro de nós. Portanto, devemos não apenas buscar a proteção de Deus contra o mal, como também pedir-lhe que guarde os nossos pensamentos e as nossas ações. Podemos começar a utilizar sua proteção enchendo nossa mente com pensamentos e atitudes positivas.

(beap)

 

SUCESSO

ELE É COMO ÁRVORE PLANTADA JUNTO A CORRENTE DE ÁGUAS, QUE, NO DEVIDO TEMPO, DÁ O SEU FRUTO, E CUJA FOLHAGEM NÃO MURCHA; E TUDO QUANTO ELE FAZ SERÁ BEM-SUCEDIDO.

Salmos 1. 3 (ara)

Seguir a Deus proporciona sucesso? Esse salmo oferece um princípio, não uma garantia de sucesso. Os antigos hebreus não limitavam sua definição do sucesso a aspectos puramente financeiros. Davam valor a outros fatores também: boa reputação e respeito na comunidade, por exemplo. Para os justos, o sucesso é medido não no acúmulo das riquezas, mas em experimentar a bênção de Deus nas suas palavras e ações.

(bev)

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Almeida revista corrigida  –  (arc)

Bíblia  –  Almeida revista atualizada  –  (ara)

Bíblia  –  de estudo pentecostal  –  (bep)

Bíblia  –  de estudo novo viver  –  (benv)

Bíblia  –  de estudo vida  –  (bev)

Bíblia  –  de estudo aplicação pessoal  –  (beap)

 

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

 

 

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

 

Deixe seu comentário