Pratiquemos a justiça

 imagem_lateral

PRATIQUEMOS A JUSTIÇA

 

JUSTIÇA:  Virtude moral que inspira o respeito dos direitos de outrem e que faz dar a cada um o que lhe pertence.

 

TENDO FOME E SEDE DE JUSTIÇA

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Mateus 5.6 (ara)

Os que procuram a justiça de Deus recebem aquilo que desejam, e não os que confiam em sua própria justiça. (beg)

 

ANDANDO EM JUSTIÇA, HÁ RECOMPENSA

O perverso recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá recompensa verdadeira.

Provérbios 11. 18 (ara)

O trabalho do perverso não traz bênção, nem ganho permanente, em contraste com o trabalho do justo, que receberá recompensa duradoura. (ba)

 

ANDANDO EM JUSTIÇA, DEUS CONFIRMA SUAS PROMESSAS

Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.

Gênesis 18. 19 (ara)

Com a chamada de Abraão, Deus estabeleceu o pai como o responsável na família para ensinar os filhos “para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo. (bep) As promessas reivindicadas por Abraão, pela fé, devem também ser reivindicadas pelos seus descendentes. O plano de Deus será realizado através da fidelidade do seu povo a aliança de Deus”. (beg)

 

SEGUINDO SEMPRE A JUSTIÇA

Não pervertam a justiça nem mostrem parcialidade. Não aceitem suborno, pois o suborno cega até os sábios e prejudica a causa dos justos. Sigam única e exclusivamente a justiça, para que tenham vida e tomem posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá.

Deuteronômio.16. 19 e 20 (nvi).

Já naquele tempo Deus alertava os juízes, como deviam se comportar ao julgar as causas do povo: com juízo de justiça. É inaceitável e Deus abomina pessoas que se dizem cristãs, subornarem e serem subornadas.

 

VESTINDO A COURAÇA DA JUSTIÇA

Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça.

Efésios 6. 14 (nvi).

Se refere ao simbolismo do “peitoral” de uma armadura. “Está em pauta a própria retidão de Cristo, operada em nosso interior pelo seu Espírito”. Sim, as qualidades morais da retidão estão naturalmente incluídas, porquanto essas qualidades perfazem a justiça que nos vem por intermédio da justificação, quando consideradas em seu conjunto total. (nti).

 

ENSINANDO A JUSTIÇA A MUITOS

Os entendidos, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.

Daniel 12. 3 (arc).

Os sábios, conforme a descrição que deles faz o AT, são os fiéis de Deus. Demonstram sua sabedoria, não somente pela sua maneira de viver, mas também pela influência da sua vida e testemunho, pois levam muitos a uma vida de retidão. Resplandecerão porque serão transformados, e a glória de Deus se refletirá neles e através deles. (bep)

 

PRATICANDO A JUSTIÇA TEREMOS PAZ

A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. Salmos 85. 10 (arc).

O mundo clama por paz; no entanto, a prática da justiça está longe daquilo que Deus recomenda. Sem o exercício pleno da justiça, não existe paz.

 

PRATICANDO A JUSTIÇA, ENTRAREMOS NO REINO DOS CÉUS

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.

Mateus 5.20 (arc).

A justiça dos escribas e dos fariseus era exclusivamente exterior. Eles observavam muitas regras, oravam, cantavam, jejuavam, liam as Escrituras e frequentavam os cultos nas sinagogas. No entanto, substituíam as atitudes interiores corretas pelas aparências externas. Jesus declara aqui que a justiça que Deus requer do crente vai além disso. O coração e o espírito, e não somente os atos externos, devem conformar-se com a vontade de Deus, na fé e no amor. (bep)

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

ara – Bíblia – Almeida Revista e Atualizada

beg – Bíblia de Estudo de Genebra

ba   –  Bíblia Anotada

nvi –  Bíblia – Nova Versão Internacional

nti –  Novo Testamento Interpretado

bep – Bíblia de Estudo Pentecostal

arc – Bíblia – Almeida Revista e Corrigida

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

 

 

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário