Oriente-se em Salmos

hqdefault

ORIENTE-SE EM SALMOS

 

PEÇA A DEUS: CORAÇÃO E ESPÍRITO PURO

CRIA EM MIM, Ó DEUS, UM CORAÇÃO PURO E RENOVA EM MIM UM ESPÍRITO RETO.

Salmos 51.10 (arc)

Nossa inclinação natural é agradar a nós mesmos, em vez de agradar a Deus. Davi seguiu sua inclinação quando tomou a esposa de outro homem. Como Davi, devemos pedir que o Senhor nos purifique internamente (Sl 51.7), preencha o nosso coração e o nosso espírito com novos pensamentos e desejos. A conduta correta só pode vir de um coração e de um espírito puros. Peça que Deus crie um coração e um espírito puro em você!

(beap)

 

CONFIE EM DEUS E NÃO NAS RIQUEZAS

POIS TODOS PODEM VER QUE OS SÁBIOS MORREM, COMO PERECEM O TOLO E O INSENSATO E PARA OUTROS DEIXAM OS SEUS BENS. MAS DEUS REDIMIRÁ A MINHA VIDA DA SEPULTURA E ME LEVARÁ PARA SI.

Salmo 49. 10, 15 (nvi)

Este salmo exorta o líder a confiar em Deus, e não nas riquezas, e destaca a brevidade da vida à luz da eternidade. Essa conclusão pode mudar nossas prioridades: em vez de depositar nossa esperança em coisas passageiras, somos motivados a buscar coisas que de fato durem.

(be)

 

CONFESSE SEUS PECADOS A DEUS, ELE PERDOA

TORNA A DAR-ME A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO, E SUSTÉM-ME COM UM ESPÍRITO VOLUNTÁRIO.

Salmos 51.12 (arc)

Você já se sentiu estagnado em relação à sua fé, como se estivesse seguindo uma rotina? Alguma vez o pecado já estabeleceu uma barreira entre você e Deus, fazendo parecer que Ele estava distante? Davi se sentiu assim. Ele pecou com Bate-Seba, e logo foi confrontado pelo profeta Natã. Em oração, clamou a Deus: “Torna a dar-me a alegria da tua salvação”. O Senhor quer que estejamos próximos a Ele e que experimentemos a sua vida plena e completa. Mas o pecado não confessado torna tal aproximação e intimidade impossíveis. Confesse os seus pecados a Deus. Como Davi, você ainda pode ter que enfrentar algumas consequências na terra, mas Deus lhe restituirá a alegria de seu relacionamento com Ele.

(beap)

 

ORE A DEUS A RESPOSTA VIRÁ

 DE TARDE E DE MANHÃ E AO MEIO-DIA ORAREI; E CLAMAREI, E ELE OUVIRÁ A MINHA VOZ.

Salmos 55.17 (arc)

Orar pela manhã, ao meio-dia e à noite é certamente um excelente meio de manter as prioridades corretas a cada dia. Daniel seguiu este padrão (Dn 6.10), assim como Pedro (At 10.9,10). As orações do povo de Deus são eficazes contra o mal predominante no mundo.

(beap)

 

NÃO VIVA COM MEDO, VIVA EM FÉ

 MAS EU, QUANDO ESTIVER COM MEDO, CONFIAREI EM TI.

EM DEUS, CUJA PALAVRA EU LOUVO, EM DEUS EU CONFIO, E NÃO TEMEREI. QUE PODERÁ FAZER-ME O SIMPLES MORTAL?

Salmos 56. 3,4 (nvi)

Estes dois versículos conduzem-nos do medo à fé. Se concentrarmos a atenção nos problemas, nossa ansiedade irá crescer, e a coragem diminuirá. Mas quando nos voltamos para Deus, encontramos a confiança e a coragem de que necessitamos para enfrentar as dificuldades.

(be)

 

AME INTENSAMENTE A DEUS

Ó DEUS, TU ÉS O MEU DEUS, EU TE BUSCO INTENSAMENTE; A MINHA ALMA TEM SEDE DE TI! TODO O MEU SER ANSEIA POR TI, NUMA TERRA SECA, EXAUSTA E SEM ÁGUA.

Salmos 63. 1 (nvi)

Neste salmo, Davi expressa a paixão que dava sentido à sua existência: a sede de Deus. Ele se lembrava do SENHOR dia e noite, e seus pensamentos muitas vezes giravam em torno do cuidado e do amor de Deus. Peçamos ao Senhor graça para amá-lo com mais intensidade e buscá-lo com mais sinceridade.

(be)

 

ANDE EM RETIDÃO E SEJA ABENÇOADO

PORQUE O SENHOR DEUS É UM SOL E ESCUDO: O SENHOR DARÁ GRAÇA E GLÓRIA; NÃO NEGARÁ BEM ALGUM AOS QUE ANDAM NA RETIDÃO.

Salmos 84.11 (arc)

Deus não promete nos dar  tudo o que pensamos ser bom, mas não se recusará a dar-nos o que é permanentemente bom. Ele nos dará condições para seguirmos seus caminhos, mas devemos fazer a caminhada. Quando o obedecemos, Ele não se recusa a dar aquilo que nos ajuda a servi-lo.

(beap)

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Almeida revista corrigida  –  (arc)

Bíblia  –  Nova versão internacional  –  (nvi)

Bíblia  –  do executivo  –  (be)

Bíblia  –  de estudo aplicação pessoal  –  (beap)

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

 

 

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário