O Louvor Bíbilico

957f68251a4c401eb034febbf0fc418f_XL

O LOUVOR BÍBLICO

 

COMO ESTÁ O LOUVOR NAS IGREJAS?

 

>Em muitos “hinos” o centro do louvor é o homem e não Deus.

>Diversos “hinos”, você não sabe se é uma declaração a -Deus ou a uma pessoa amada.

>Vários “hinos”, não aparecem nenhum dos nomes: Deus, Jesus, Cristo, Espírito Santo, Jeová, Senhor.

>Músicos e cantores, muitos deles você não sabe se são adoradores ou artistas da música.

>Em várias igrejas, o tempo dedicado ao “louvor” é em muito superior ao tempo para a pregação da Palavra.

>No Brasil, já surgiram os milionário$ da chamada “música gospel”.

 

 

O PRIMEIRO CÂNTICO:  DE MOISÉS

O SENHOR é a minha força e o meu cântico; Ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, lhe farei uma habitação; Ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.(v.2) Êxodo  15. 1 a 18 (arc)

Pessoa centro do louvor: DEUS

O nome  DEUS, aparece 2 vezes

O nome SENHOR, aparece 11 vezes

Este Cântico celebra a vitória de Deus no mar Vermelho contra o poder do Egito. É um hino de louvor e ações de graças a Deus por sua majestade, por seu poderio nas batalhas e pela sua fidelidade ao seu povo. O livramento dos israelitas das mãos dos egípcios prefigura e profetiza a vitória do povo de Deus sobre satanás e o anticristo nos últimos dias; daí, um dos cânticos dos redimidos ser chamado o “cântico de Moisés” Ap 15.3) (bep)

 

DESEJO DE DAVI: CANTAR LOUVORES A DEUS

SENHOR, quero dar-te graças de todo coração e falar de todas as tuas maravilhas. – Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo. Salmos  9. 1 e 2. (nvi)

Na essência  do relacionamento de cada crente com Deus está o dever de louvá-lo. (bep)

 

LOUVAR A DEUS COM A ALMA

Preparado está o meu coração, ó Deus;  cantarei e salmodiarei  com toda a minha alma.  – Salmos 108. 1(arc)

O salmista tinha resolvido louvar ao Senhor, e coisa alguma seria capaz de fazê-lo desistir. (beg)

 

ANDAR EM TEMOR A DEUS E LOUVA-LO

Vós que temeis ao SENHOR, Louvai-o. Salmos 22.23a (arc)

HOJE, HÁ CONGREGAÇÕES QUE ADORAM AO SENHOR APENAS EXTERIORMENTE ; APARENTAM ALEGRIA EM LOUVÁ-LO, E DÃO A IMPRESSÃO QUE ANDAM NOS SEUS CAMINHOS; AO MESMO TEMPO, TAIS IGREJAS SE CONFORMAM COM O MUNDANISMO E DESPREZAM O ESTUDO DILIGENTE DA SUA PALAVRA ESCRITA. ESSE TIPO DE “ADORAÇÃO” É UMA OFENSA A DEUS E UMA ABOMINAÇÃO PARA ELE.  (BEP – PG.1063)

 

 

ANDAR EM JUSTIÇA E RETIDÃO E LOUVA-LO

Cantem de alegria ao SENHOR, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo. Salmos 33.1 (nvi)

Um convite para adorar a Deus, uma adoração que só é possível para o homem e aceitável para Deus quando surge retidão pessoal. (bs)

 

 

LOUVAR A DEUS, POR MEIO DE JESUS

Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13.15 (nvi)

Em conseqüência da oferta final de Jesus pelos nossos pecados, temos apenas a obrigação de oferecer sacrifícios de gratidão e louvor a Deus (I Pe 2.9) – (bs)

 

 

O EXEMPLO DE JESUS

Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra.  Lucas 10.21a.(nvi)

O sucesso da missão dos 70 fez com que Jesus demonstrasse espontânea adoração no Espírito. (bep)

 

 

LOUVAR A DEUS, DE CORAÇÃO

Falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, – dando graças constantemente a Deus Pai, por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.   –    Efésios 5.19 e 20 (nvi).

Cantar hinos cristãos é um meio de edificação, ensino, ação de graças e oração (Cl 3.16). O cântico cristão é uma expressão de alegria (v19). O propósito de cantar hinos ou cânticos espirituais, não deve ser passatempo, nem exibição de talentos individuais, mas adoração e louvor a Deus (Rm 15.9-11; Ap 5.9,10). (bep)

 

LOUVAR A DEUS, COM GRATIDÃO

Habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. –  Tudo o que fizerem, seja em palavra ou ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle, graças a Deus Pai.

Colossenses 3.16 e 17. (nvi)

A Palavra de Cristo (i.e., as Escrituras, a Palavra de Deus) deve ser continuamente lida, estudada, meditada e assunto de oração, até que ela habite ricamente dentro de nós. Quando isto acontecer, nossos pensamentos, palavras, ações e motivação serão influenciados e controlados por Cristo (Sl 119.11; Jo 15.7; ver I Co 15.2 nota). Salmos, hinos e cânticos espirituais devem ser usados para ensinar a Palavra e admoestar os crentes a viver uma vida de obediência a Cristo. (bep)

 

OBJETIVO FINAL: LOUVAR A DEUS NA  ETERNIDADE

E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações. – Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois Tu somente és Santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”.  Apocalipse  15.3 e 4. (nvi)

O cântico de Moisés louva a Deus por causa do Seu poder, da libertação que concede e da Sua retidão revelada ao liberar Israel (Êx 15.1-18). Assim também, os crentes perante o trono foram resgatados de um poder ainda mais terrível do que o do Egito, pelo próprio Cristo, maior do que Moisés. (bs)

 

Bibliografia Utilizada

Bíblia – de Estudo Pentecostal(bep-arc)

Bíblia-  Nova Versão Internacional (nvi)

Bíblia – Shedd (bs)

Bíblia –  de Estudo Plenitude (bep)

Bíblia – de Estudo de Genebra(beg)

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário