Sejamos pacificadores

ESTUDO BÍBLICO

images

SEJAMOS PACIFICADORES



BEM-AVENTURADOS OS PACIFICADORES,

PORQUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS.

Mateus 5.9 (ara)

FELIZES AS PESSOAS QUE TRABALHAM PELA PAZ, POIS DEUS AS TRATARÁ COMO SEUS FILHOS. (ntlh)

Cristo ensinava, nas bem-aventuranças, que a felicidade não depende do que possuamos, nem do que façamos, mas do que somos. Tal felicidade não é importada de fora mas nasce na alma de todos os verdadeiros filhos de Deus. Todas as bem-aventuranças de Cristo, são paradoxos; todas são contrárias à opinião comum. O conceito dos homens é que são felizes os ricos, os honrados no mundo; os que passam sua vida aqui alegres; os que comem gulodices e se vestem bem. Mas o Senhor veio corrigir esse erro fundamental; veio para chamar os homens à felicidade que é permanente e verdadeira.

(Pequena Enciclopédia Bíblica)

 

Cada beatitude abrange três seções: o estado (i.e., “bem-aventurado”), a condição e a recompensa.

(Comentário Bíblico pentecostal)

ESTADO:   Modo de ser ou estar. Situação ou disposição em que se acham as pessoas ou as coisas.

CONDIÇÃO: Maneira de viver. Qualidades requeridas.

RECOMPENSA: Prêmio, galardão.

(Aurélio)

 

Como são felizes aqueles que apresentam as características descritas aqui por Jesus. Tais características estão presentes naqueles que se tornam seguidores de Cristo.

Os pacificadores são os que entraram em paz com Deus e anunciam essa paz.

(Bíblia de estudo esperança)

Um meio de ser um pacificador é contando a outros como ter paz com Deus mediante seu Filho Jesus Cristo.

(Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças)

 

FILHOS DE DEUS

Porém alguns creram nEle e o receberam, e a estes Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.

João 1.12 (ntlh)

 

  1. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
  2. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;

João 1.11,12 (ara)

 

SENDO GUIADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS, SOMOS FILHOS DE DEUS

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

Romanos 8.14 (arc).

Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Romanos 8.14 (ntlh)

Aqui, Paulo mostra a base da certeza da salvação. Se estamos fielmente mortificando as ações pecaminosas do corpo (v.13), estamos sendo guiados pelo Espírito. Todos os que são guiados pelo Espírito são filhos de Deus. O Espírito Santo habita no crente como filho de Deus, a fim de levá-lo a pensar, falar e agir de conformidade com a Palavra de Deus. (bep).

 

 

O PACIFICADOR É JUSTO É RETO

  1. Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança continue com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
  2. Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome.
  3. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniqüidade apartou a muitos.

Malaquias 2.4-6 (ara)

Assim vocês saberão que eu estou dando esta ordem a fim de que a minha aliança com os sacerdotes, os descendentes de Levi, não seja quebrada. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando. – Na aliança que fiz com eles, eu lhes prometi vida e paz. Fiz o que tinha prometido, para que eles me respeitassem; e, de fato, eles me respeitaram e temeram. – Ensinavam sempre o que era direito e nunca o que era errado. Viviam em paz comigo, faziam o que é certo e ajudaram muitos a deixarem o caminho da maldade.

Malaquias 2.4-6 (ntlh)

 

 

PRATICANDO A JUSTIÇA TEREMOS PAZ

A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.

Salmos 85.10 (arc).

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão.

Salmos 85.10 (ntlh)

O mundo clama por paz; no entanto, a prática da justiça está longe daquilo que Deus recomenda. Sem o exercício pleno da justiça, não existe paz.

 

  1. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Romanos 14.17 (ara)

Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.

Romanos 14.17 (ntlh)

 

SEJAMOS PACIFICADORES

Aparte-se do mal e faça o bem;busque a paz e siga-a.

1 Pedro 3.11 (arc)

Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la.

1 Pedro 3.11 (ntlh)

Freqüentemente vemos a paz somente como a ausência de conflitos, e pensamos na pacificação como um papel passivo. Mas um pacificador efetivo procura ativamente a paz, construindo boas relações. O pacificador antecipa os problemas e lida com eles antes de acontecerem. À medida que os conflitos surgem, devem ser discutidos abertamente e resolvidos antes que se tornem incontroláveis. Apaziguar pode ser um trabalho mais difícil do que travar uma guerra, mas resulta em vida e felicidade. (beap)

 

ATRAVÉS DE JESUS, TEMOS PAZ COM DEUS

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.

Romanos 5.1 (nvi)

Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nEle, temos paz com Ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

Romanos 5.1 (ntlh)

Após aceitarmos Jesus como nosso Salvador e Senhor, temos paz com Deus, o que é muito diferente de termos sentimentos pacíficos, como a calma e a tranqüilidade. Ter paz com Deus significa estar reconciliado com Ele: não existir mais hostilidade entre nós e o Pai, nenhum pecado bloquear nosso relacionamento com Ele. Só é possível ter paz com Deus, porque Jesus pagou o preço por nossos pecados ao morrer na cruz. (beap)

 

VIVAMOS NO ESPÍRITO E TENHAMOS PAZ

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. – A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.

Romanos 8.5,6 (nvi)

Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito. – As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.

Paulo, dividiu as pessoas em duas categorias: aqueles que se deixam controlar por sua natureza pecaminosa e aqueles que seguem o Espírito Santo. Todos nós estaríamos na primeira categoria se Jesus não tivesse nos oferecido um escape. Uma vez que tenhamos respondido sim a Ele, continuaremos a segui-lo porque seu caminho nos traz a vida e a paz. Devemos diariamente preferir conscientemente centralizar nossa vida em Deus. Leia a Bíblia para descobrir as diretrizes divinas, e passe a segui-las. Em cada situação de perplexidade, pergunte a si mesmo: o que Jesus gostaria que eu fizesse? Quando o Espírito Santo indicar o que é certo, faça-o imediatamente. (beap)

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

 

PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário