Ética cristã

 etica

ÉTICA CRISTÃ

 

ÉTICA, é a ciência da conduta ideal.

NÃO SE DEIXEM ENGANAR: “AS MÁS COMPANHIAS CORROMPEM OS BONS COSTUMES”.

(I Coríntios 15:33 –nvi)

 

A ÉTICA CRISTÃ PARA COM DEUS

 A BÍBLIA SAGRADA, sempre foi, e indubitavelmente continuará sendo, o livro básico para o ESTUDO DA ÉTICA CRISTÃ.

Assim como o corpo físico necessita de alimentos e proteínas, também, o nosso espírito necessita de alimento espiritual e esse alimento é o estudo pessoal da Palavra de Deus.

Salmos 1: 1-3( NVI )  (1) Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! (2) Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. (3) É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

“Ao meditar num texto bíblico, devem vir às nossas mentes perguntas como estas:

O Espírito de Deus está aplicando este versículo à minha condição no momento?

Há aqui uma promessa para eu buscar?

Este texto revela um pecado específico que devo empenhar-me em evitar?

Deus está dando-me uma ordem para eu obedecer?

Meu espírito está em harmonia com o que o Espírito Santo está dizendo aqui?

Este texto revela uma verdade a respeito de Deus, da salvação, do mundo, ou de minha obediência pessoal a Deus, a respeito da qual preciso receber a iluminação do Espírito Santo?” (bep)

II Timóteo 3: 16 e 17 (nvi) –16- Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, -17- para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Quanto a ética que as Escrituras exigem e aprovam, a FÉ em Deus é sua fonte, o AMOR a Deus é seu motivo impelidor, a LEI de Deus é seu princípio orientador, e a GLÓRIA de Deus é seu alvo dominante. Esses, em resumo, são os critérios, e se interligam mutuamente.

FÉ, Marcos 11:22 (nvi) Respondeu Jesus: Tenham fé em Deus.

 AMOR, Mateus 22: 37 e 38 (bep-nota)- E Jesus disse-lhe: Amarás o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (38) Este é o primeiro e grande mandamento.

“Este amor requer uma atitude de coração, pela qual atribuímos a Deus tanto valor e estima, que verdadeiramente ansiamos pela comunhão com Ele, esforçarmo-nos para obedecer-lhe e sinceramente nos importarmos com sua glória e vontade na terra. Aqueles que realmente amarem a Deus, desejarão compartilhar do sofrimento por amor a Ele, promover o seu reino e viver em prol da sua honra e dos seus padrões de justiça na terra.”

LEI, Salmos 119:142b((arc) A tua lei é a verdade.

GLÓRIA, I Coríntios 10:31 (bep-nota) Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

“O objetivo principal da vida do crente é agradar a Deus e promover a sua glória. Sendo assim, aquilo que não pode ser feito para a glória de Deus, não deve ser feito de modo nenhum. Honramos a Deus mediante nossa obediência, ações de graças, confiança, oração, fé e lealdade a Ele. Viver para a glória de Deus deve ser uma norma fundamental em nossa vida, o alvo da nossa conduta, e teste das nossas ações.

HÁ GRANDE RECOMPENSA PARA O ÉTICO

Salmos 19: 7  a 11 (bep) – (7) – A LEI do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; O TESTEMUNHO do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. (8) OS PRECEITOS do SENHOR são retos e alegram o coração; O MANDAMENTO do SENHOR é puro e alumia os olhos. (9) O temor do SENHOR é limpo e permanece eternamente; OS JUÍZOS do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. (10) Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. (11) Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar HÁ GRANDE RECOMPENSA.

LEI – Um termo geral para a vontade revelada de Deus, e que direciona a pessoa num correto relacionamento com Ele.

 

O TESTEMUNHO  –  A verdadeira Palavra de Deus que dá testemunho do seu caráter e vontade.

 

OS PRECEITOS  –  Regras específicas a respeito da vida em retidão, que são uma alegria para os justos.

 

O MANDAMENTO  –  A fonte verdadeira de luz para orientar os fiéis que buscam os seus caminhos.

 

OS JUÍZOS  –  Leis reguladoras da vida social, que levam à justiça e à retidão.

 

SER CIDADÃO DO CÉU

Filipenses 3:20 (ntlh) – Mas nós somos cidadãos do céu   e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.

“No que diz respeito ao nosso comportamento, valores e orientação na vida, o céu é agora nossa cidade. Nossos nomes estão registrados nos livros do céu; nossa vida está orientada por padrões celestiais, e nossos direitos e herança estão reservados no céu”.(bep)

TEMER A DEUS

Eclesiastes 12: 13 (arc) – De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o DEVER de todo homem.

“O modo certo de corresponder aos mandamentos de Deus é pelo temor do Senhor, que nos liberta de uma vida de pecado”.

CUMPRIR O DEVER PARA COM DEUS

Números 9:23 (ara) – Segundo o mandado do Senhor, se acampavam e, segundo o mandado do Senhor, se punham em marcha; CUMPRIAM O SEU DEVER PARA COM O SENHOR, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés.

“Deus exige fidelidade e obediência à Sua vontade”.     “Precisamos da atitude de obediência para recebermos as bençãos de Deus”.

DEVER DE ORAR SEMPRE

Lucas 18:1 (bep-nota) – E contou-lhes também uma parábola sobre o DEVER DE ORAR SEMPRE e nunca desfalecer.

Devemos perseverar em oração em todo  tempo, até a volta de Jesus.

Nesta vida, temos um adversário, que é satanás. A oração    pode nos proteger do Maligno.  

Através da oração, os filhos de Deus devem clamar-lhe contra o pecado e por justiça.

A oração perseverante é considerada como fé.

Nos últimos dias antes da volta de Cristo haverá um aumento de oposição diabólica às orações dos fiéis. Por causa de satanás e dos prazeres do mundo, muitos deixarão de ter uma vida de perseverante oração.

CONTINUAR NA ÉTICA

I Timóteo 4:16 (ara) – Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. CONTINUA NESTES DEVERES; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.

 

Bibliografia Ultilizada:

Bíblia de Estudo Pentecostal (bep)

Bíblia Shedd (ara)

Bíblia Nova Versão Internacional

Bíblia Nova Tradução na Linguagem de hoje (ntlh)

O Novo Dicionário da Bíblia (Edt.Vida Nova)

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário