Saindo do buraco… para vencer

images

SAINDO DO BURACO… PARA VENCER

 

BURACO: (fig) Coisa desagradável, embaraçosa, incômoda; pagar uma dívida.

 

JÔNATAS   X   FILISTEUS

Então os dois se deixaram ver pelo destacamento dos filisteus, que disseram: “Vejam, os hebreus estão SAINDO DOS BURACOS onde estavam escondidos”.   

I Samuel 14:11(nvi)  – (leia I Samuel 14: 1 a 23)

Jônatas sentiu o impulso e a impressão divina que o lançou nesta aventura atrevida. Deus dirige os passos dos que o reconhecem em todos os seus caminhos, e buscam a sua direção com o propósito de segui-lo de todo o seu coração. Às vezes, encontramos mais consolo no que não é tanto nossa obra, uma vez que temos sido levados a tal situação por momentos inesperados, mas bem planejados pela providência divina.


NAS NECESSIDADES, CHEGUEMO-NOS A DEUS COM CONFIANÇA

Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a CONFIANÇA, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da NECESSIDADE

Hebreus 4:16 (nvi)

É chamado o “trono da graça”, porque dele fluem o amor, o socorro, a misericórdia, o perdão, o poder divino, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais, o fruto do Espírito Santo e tudo de que precisamos em todas as circunstâncias. (bep)

 

NA ADVERSIDADE, DEUS É NOSSO SOCORRO

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, AUXÍLIO sempre presente na ADVERSIDADE.   

Salmos 46.1(nvi)

Em Deus temos o poder e a capacidade de enfrentar as incertezas e lutas da vida. “Refúgio” fala de abrigo no perigo, mostrando que Deus é nossa real segurança nas tormentas da vida. “Fortaleza” refere-se a força divina na peleja do crente contra seus inimigos e inclui o poder de Deus que opera em nós e nos capacita a vencer os obstáculos da vida. (bep)

 

NA ANGÚSTIA, O SENHOR NOS LIVRA

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na ANGÚSTIA; LIVRA-LO-EI e o glorificarei.  

Salmos 91:15 (arc).

Embora o salmista (e o leitor) não tenha recebido uma promessa de imunidade total diante das calamidades, o Senhor lhe assegura que estará presente com aqueles que o invocam, livrando-os e glorificando-os. (BEP).

 POSICIONEMO-NOS COM O SENHOR, ELE NOS PROTEGE                        

Odeiem o mal, vocês que amam o SENHOR, pois Ele PROTEGE a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios.   

Salmos 97.10 (nvi)

O crente verdadeiramente regenerado, que tornou-se um com Cristo, e no qual o Espírito Santo habita, amará aquilo que Deus ama, e aborrecerá aquilo que Ele aborrece. Tal crente não se conformará com a iniquidade, a violência e a impiedade em ação no mundo, e lamenta a destruição de vidas por esses males. (bep)

 

NA AFLIÇÃO? CLAMEMOS AO SENHOR

Na sua AFLIÇÃO, clamaram ao SENHOR, e Ele os livrou da tribulação em que se encontravam.   

Salmos 107.6 (nvi)

O salmista emprega quatro vezes esta frase sobre os crentes, e quatro vezes declara que Deus “os livrou das suas necessidades (vv.6,13,19,28). Deus, vez por outra, leva seus filhos a situações em que a auto-suficiência deles termina, e que nenhum ser humano é capaz de ajudar, para que assim clamem a Ele com fé, humildade e simplicidade. (bep)

 

COM DEUS, TEMOS A VITÓRIA

Com DEUS conquistaremos a  VITÓRIA, e Ele pisará os nossos adversários.  

Salmos 108.13 (nvi)

O escritor confessa aqui que somente através do poder de Deus eles seriam vitoriosos. (beg)

Nossas orações terminam com pedidos de ajuda para atravessar situações difíceis? Davi não orou somente pedindo livramento, mas pela vitória. Com a ajuda de Deus podemos pedir mais do que a mera sobrevivência, podemos clamar por êxito! Procure modos pelos quais Deus possa usar a sua angústia como uma oportunidade de demonstrar o seu grande poder.  (beap)

 

SEJAMOS JUSTOS E NÃO SEREMOS ABALADOS

O JUSTO jamais será ABALADO; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no SENHOR. Salmos

112: 6,7 (nvi)

O salmista não se abala por medo e ansiedade em momentos de aflição, pois deposita sua confiança em Deus, e não em si mesmo, nem em recursos externos. (bep).


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Almeida Revista Corrigida  (arc)

Bíblia  –  Nova Versão Internacional  (nvi)

Bíblia  –  Estudo Pentecostal  (bep)

Bíblia  –  Estudo de Genebra  (beg)

Bíblia  –  Estudo Plenitude  (BEP)

Bíblia  –  Estudo Aplicação Pessoal  (beap)

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário