È possível viver em segurança

Arte_maos_fonte_original

 POSSÍVEL VIVER EM SEGURANÇA

 

 SEGURANÇA:  Certeza, confiança, afirmação, firmeza.

 

SEGURO: Livre de perigo ou de receio, firme

 

 O SENHOR É NOSSA SEGURANÇA

Pois o SENHOR será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.

Provérbios  3.26  (ver 3. 21 a 26) (nvi)

O sentido é perfeitamente claro. O SENHOR torna-se a segurança do crente, durante o dia, à noite, em qualquer provação, impedindo problemas.

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.

I Pedro 5. 7

O homem sábio colige benefícios por seguir a vereda provida pela sabedoria. Sê corajoso diante de outras pessoas, Pois o indivíduo está seguro nas mãos de Deus.

(nti)

 

PRATICANDO A JUSTIÇA, TEMOS SEGURANÇA

E o efeito da justiça será Paz, e a operação da justiça, repouso e segurança, para sempre.

Isaías 32.17(arc)

Este texto refere-se ao Reino milenar de Jesus Cristo. No entanto, torna-se uma realidade para nós mesmo neste mundo. Quando vivemos na prática da justiça, o resultado desse viver é que desfrutaremos de segurança, pois a justiça opera segurança. Pratiquemos a justiça e estaremos seguros.

 

OUVINDO A SABEDORIA, VIVEREMOS EM SEGURANÇA

Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.

Provérbios 1.33 (ara)

Mas o que me der ouvidos habitará seguro. A sra. Sabedoria volta-se agora para aqueles que lhe dão ouvidos, ou seja, os alunos aplicados, prometendo-lhes segurança e quietude em meio às tribulações. Eles habitarão em lazer (em paz) e sem sustos, ao contrário dos pecadores. O homem que habitar em segurança não sofrerá nenhuma das calamidades ameaçadas contra outras pessoas. Tal homem terá paz interior e segurança, em contraste com os perigos e as calamidades dos ímpios. (ati)

 

DEITAMOS E ADORMECEMOS EM SEGURANÇA

Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

Salmos 4. 8 (ara)

Em paz me deito e logo pego no sono. Cf. Sal. 3.5. A alma perturbada tem dificuldades para dormir, mas o sono torna-se fácil para o homem que está contente e seguro. Em meio a inimigos ferozes que lhe ameaçavam a vida, Davi foi capaz de descansar em paz, como se estivesse “seguro nos braços de Jesus”, conforme diz certo hino evangélico. “Verdadeira alegria e paz dependem não das circunstâncias, mas da proteção e das provisões de Deus. Cf. Sal. 5.22 e Rom. 14.17” (Allen O. Ross, in loc.).

Assim que se deitou, Davi foi capaz de pegar no sono. O Senhor havia preparado para ele tanto segurança quanto alegria, enquanto seus inimigos rugiam “lá fora”. (ati)

 

SOMOS AMADOS DO SENHOR E DESCANSAMOS EM SEGURANÇA

A respeito de Benjamim disse: “Que o amado do Senhor descanse nEle em segurança, pois Ele o protege o tempo inteiro, e aquele a quem o SENHOR ama descansa nos seus braços”.

(Deut. 33.12) (nvi)

O tema da segurança percorre todo este poema. O povo de Israel estava habitando entre povos hostis, e sempre havia alguém por perto, tentando atacar, destruir e matar. Só o Senhor era capaz de garantir a segurança da jovem nação. (ati)

 

A OBEDIÊNCIA TRAZ  SEGURANÇA

Mas vocês atravessarão o Jordão e se estabelecerão na terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá como herança, e Ele lhes concederá descanso de todos os inimigos que os cercam, para que vocês vivam em segurança.

Deut. 12. 10 (nvi)

Idealmente, a conquista da Terra Prometida traria descanso em face de um constante conflito que tinha caracterizado a vida na Palestina. Israel habitaria ali em segurança, em descanso e em unidade. E então poderiam ser implementados os ideais de unidade na adoração.

(ati)

Pelo fato da constante desobediência a Deus, por parte do povo de Israel, perderam eles a bênção de desfrutar a segurança. Obedeçamos a Deus e  teremos a garantia de uma vida serena e  segura.

 

A PALAVRA DE DEUS NOS TRAZ SEGURANÇA

Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. Filipenses 3. 1 (nvi)

O apóstolo Paulo ao escrever à igreja que estava em Filipos, o fez para segurança da igreja, contra heresias e falsos mestres. Quando obedecemos a orientação da Palavra de Deus, recebemos segurança no âmbito espiritual e em todos os outros aspectos de nossa vida.

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Nova Versão Internacional  (nvi)

Bíblia  –  Almeida Revista Corrigida  (arc)

Bíblia  –  Almeida Revista Atualizada  (ara)

Novo Testamento Interpretado  (nti)

Antigo Testamento Interpretado  (ati)

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário