Viva uma nova vida

uma-nova-vida1

VIVA UMA NOVA VIDA

 

RECEBEMOS PELA FÉ, AS BOAS NOVAS DE CRISTO

Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.

Hebreus 4.2 (nvi)

Os israelitas dos dias de |Moisés, ilustram um problema enfrentado por muitos daqueles que lotam as nossas igrejas hoje. Conhecem muito a respeito de Cristo, mas não o conhecem pessoalmente – não combinam seu conhecimento com a fé. Deixe que as boas novas de Cristo beneficiem a sua vida. Creia nEle e então aja de acordo com aquilo que conhece. Confie em Cristo e faça aquilo que Ele diz. (beap)

 

PRECISAMOS NASCER DE NOVO

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3.3 (ver 3.3-6 – ara)

Será necessário nascer de novo? O que significa isso? – Sem nenhuma dúvida! É necessário nascer de novo. Mas o que Jesus quis dizer com isso? Aqui descobrimos que o próprio Nicodemos sabia que é impossível renascer fisicamente. “Como pode um homem nascer, sendo velho? pergunta ele. Jesus vai mostrar-lhe que se trata de um nascimento espiritual. É necessário nascer da água (referência ao batismo) e do Espírito (conversão a Cristo). Isso quer dizer que precisamos receber a Cristo e assumir compromisso com Ele; não podemos achar que a nossa tradição ou a religião de nossos pais podem garantir nossa posição diante de Deus. É preciso nascer de novo. (bee)

 

ESTANDO EM CRISTO, TEMOS NOVA VIDA

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

2 Coríntios 5.17 (arc)

Os cristãos são pessoas completamente novas em seu interior. O Espírito Santo lhes dá uma nova vida. Sendo assim, não são mais os mesmos. Não somos reformados, reabilitados, ou reeducados – somos recriados (novas criaturas) – e passamos a viver em uma união vital com Cristo (Cl 2.6,7). Por ocasião da conversão, não apenas viramos uma página de nossa vida velha, começamos uma nova vida sob o controle de um novo Mestre. (beap)

 

DESPINDO O VELHO E VESTINDO O NOVO

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos – e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.

Colossenses 3.9,10 (arc)

Mentir uns aos outros rompe a unidade e destrói a confiança. Então não exagere as estatísticas, não espalhe boatos ou fofocas, nem diga algo a fim de aumentar a sua própria imagem. Comprometa-se em dizer a verdade.

Todo cristão está participando de um programa de educação contínua. Quanto mais conhecemos a Cristo e a sua obra, mais estamos sendo mudados para que ser como Ele. Como esse processo dura toda a vida, nunca devemos parar de aprender e obedecer. Não há nenhuma justificativa para ficarmos alienados, mas há um incentivo para encontrarmos os ricos tesouros de nosso crescimento nEle. Manter-se alinhado com a vontade do Senhor exige prática, revisão contínua, paciência e concentração. (beap)

 

TEMOS UM NOVO E VIVO CAMINHO

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, – pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, – e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, – aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

Hebreus 10. 19-22 (ara)

Muitas pessoas acreditam que Deus está muito longe de nós. Elas acreditam que somente algumas pessoas especiais têm acesso a Deus. Por essa razão, entendem que dependem de um sacerdote humano para aproximar-se de Deus. O livro de Hebreus mostra-nos que não precisamos de nenhum sacerdote para buscarmos a Deus. A Palavra de Deus afirma que podemos entrar com “intrepidez no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus”. Isso quer dizer que por meio de Cristo temos total liberdade para nos achegarmos a Deus. Portanto, todos os cristãos são sacerdotes e devem buscar a Deus com “plena certeza de fé” (v.22). (bee)

 

AGUARDAMOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA

Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

2 Pedro 3.13 (arc)

Os novos céus e a nova terra produzirão a ordem eterna, na qual, os remidos em Cristo, compartilharão da “natureza divina” (ver II Ped. 1.4). Esse é o alvo mesmo de toda a existência humana, sendo promessa digna de por ela esperarmos e por ela vivermos, até que se cumpra.

(nti)

Devemos reconhecer que estamos apenas de passagem neste mundo, caminhando para nosso verdadeiro lar no céu. Não devemos pensar em segurança plena neste mundo, nem ficar fascinados por ele. Devemos nos considerar estrangeiros e exilados na terra,. Esta não é a nossa pátria, mas território estrangeiro; o fim da nossa peregrinação será uma pátria melhor a “Jerusalém celestial” e a “cidade permanente”. (Hb 11.10 – bep)

 

NA ETERNIDADE, TODAS AS COISAS SERÃO NOVAS

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

Apocalipse 21.5 (arc)

O céu será o lugar onde todas as coisas serão feitas novas, onde viveremos na presença de Deus, já sem dor e sem nenhum sofrimento. A descrição bíblica é simples e cheia de significado. No céu haverá alegria, e habitaremos com Deus, fonte de toda felicidade. Essas promessas são absolutamente seguras. Feliz daquele que por meio de Cristo pode ter a certeza de viver eternamente na presença de Deus, no céu.

REFLEXÃO: Será que quem não se alegra com as coisas de Deus hoje entenderia a alegria do céu? Por que o céu será tão cheio de felicidade? De onde ela provém? Podemos descrever o céu adequadamente? (bee)

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Nova versão Internacional  (nvi)

Bíblia  –  Almeida Revista atualizada  (ara)

Bíblia  –  Almeida revista corrigida  (arc)

Bíblia  –  de estudo aplicação pessoal  (beap)

Bíblia  –  de estudo esperança  (bee)

Bíblia  –  de estudo pentecostal  (bep)

Novo Testamento interpretado  (nti)

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

 

Deixe seu comentário