A vitória está em perseverar

196711_4616265007258_1747381951_n

A VITÓRIA ESTÁ EM PERSEVERAR

 

 PERSEVERAR:  Persistir; continuar; ser constante ou assíduo; insistir.

 PERSEVERAR, NA ORAÇÃO

PERSEVERAI,  na oração, vigiando com ações de graças.

Colossenses  4.2 (ara).

Para nos devotarmos intensamente à oração, devemos estar alertas diante das muitas coisas que poderiam desviar-nos desse propósito. Satanás e a fraqueza da natureza humana procurarão nos levar a negligenciar a oração, ou desviar nossos pensamentos enquanto oramos. Por isso, devemos disciplinar-nos para alcançar a dimensão da oração que a vida VITORIOSA cristã requer. (bep).

 

PERSEVERAR,  QUANDO DISCIPLINADOS POR DEUS

É para disciplina que PERSEVERAIS (Deus vos trata como filhos);  pois que filho há que o pai não corrige?

Hebreus 12.7 (ara).

A disciplina do Senhor tem dois propósitos: (a) que não sejamos, por fim condenados com o mundo (I co 11.31,32) e (b) que compartilhemos da santidade de Deus e continuemos a viver uma vida santificada, sem a qual nunca veremos o Senhor (vv.10,11,14) (bep).

 

PERSEVERAR, NA DOUTRINA DE CRISTO = TER O PAI E O FILHO

Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem PERSEVERA na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho.

2 João v.9 (arc).

PREVARICAR: Trair ou fugir ao dever; faltar, por interesse ou má fé, aos deveres do seu cargo, do seu ministério; torcer a justiça; proceder mal; corromper; perverter. (delp).

Aqueles que rejeitam a revelação original de Cristo e dos apóstolos não têm a Deus. Embora possam afirmar que conhecem a Deus (I Jo 2.4) estão enganados, se não permanecem nos ensinos de Cristo. Aqueles que abandonam a doutrina de Cristo, abandonam a Cristo. Toda a teologia que não mantém a verdade e a justiça reveladas no NT, não é teologia cristã, e deve ser rejeitada (ver Ef 2.20). (bep).

 

PERSEVERAR, PARA REINAR COM CRISTO

Se PERSEVERAMOS, também com ele reinaremos; se o negamos, Ele, por sua vez, nos negará.

2 Timóteo  2.12 (ara).

Aqueles que perseverarem e permanecerem firmes na fé, até o fim, viverão (v.11; Mt 10.22; 24.13) e reinarão com Cristo (4.18; Ap 20.4). Cristo rejeitará, no dia do juízo, aqueles que não perseveraram e os que o negaram por palavras ou ações (cf. 2.12; Mt.10.33; 25,1-12) (bep).

 

PERSEVERAR = SER FELIZ

Eis que temos por FELIZES os que PERSEVERARAM firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; Porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.

Tiago 5.11 (ara).

A palavra traduzida por “paciência” (gr.hupomone) seria melhor interpretada por “perseverança” ou “resistência”. É perseverar em meio a todas as provações, sem perder a fé em Deus. Essa paciência brota de uma fé que triunfa até ao fim entre sofrimentos (Jó 13.15). O fim das provações que o Senhor enviou a Jó, revela que, em todas as suas aflições, Deus cuidava dele e o sustentava na sua misericórdia. Tiago faz-nos saber que Deus tem cuidado de todo o seu povo e que, nos sofrimentos, Ele o susterá com amor e misericórdia (ver Jó 6.4; 42.10) (bep).

 

PERSEVERAR = TER O PRÊMIO

Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o Quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que PERSEVERARA em seguir o SENHOR, Deus de Israel.

Josué  14.14 (ara).

Calebe permaneceu fiel a Deus e recebeu integralmente a herança que lhe fora prometida (vv.9-14). Sua vida ilustra a fidelidade do crente e o recebimento da dádiva prometida pelo Pai, segundo o novo concerto – i.e., o Espírito Santo (At 1.4,5). Depois do arrependimento e do cumprimento das condições do novo concerto da parte de Deus, o crente deve prosseguir e receber quaisquer dons espirituais que Deus queira lhe outorgar (cf. Rm. 12.6-8; 1 Co. 12.4-31), e manifestar o fruto do Espírito na sua vida (cf. Gl. 5.22-25; At. 6.3; 1 Co. 2.6-16; Ef 1.17; Tg. 3.13-18). Todas essas coisas constituem a herança apropriada daquele que estão cheios do Espírito e de poder (At 1.4-8; 2.4) (bep).

OBSERVAR:  Calebe só recebeu Hebrom, 45 anos depois de lhe ser prometido por Moisés. (ver vv. 7 e 10). PERSEVERAR+ESPERAR = SUCESSO.

 

PERSEVERAR ATÉ AO FIM = SER SALVO

12) Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, 13) mas aquele que PERSEVERAR até o fim será salvo.

Mateus 24.12,13 (nvi).

Um aumento incrível de imoralidade, desrespeito e rebeldia contra Deus e

abandono dos princípios morais caracterizarão os últimos dias. A perversão sexual, a fornicação, o adultério, a pornografia, as drogas, a música ímpia e as diversões sensuais multiplicar-se-ão. Será “como foi nos dias de Noé” (v.37). A imaginação através dos pensamentos do coração humano será só má continuamente (ver Gn.6.5 nota). Será como nos “dias de Ló” (lc. 17.28,30), i.e., homossexualismo, lesbianismo e todos os tipos de perversão sexual saturarão a sociedade (ver Gn. 19.5 nota; 1 Tm. 4.1 nota; 2 Tm 3.1-8 notas. Jesus acrescenta que isto fará minguar o  verdadeiro amor. (bep).

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

Bíblia  –  de Estudo Pentecostal(bep)

Bíblia  –  Almeida Revista e Corrigida(arc)

Bíblia   –  de Estudo Shedd (bs)

Bíblia  –  Almeida Revista e Atualizada(ara)

Bíblia  –  Nova Versão Internacional(nvi)

Dicionário Escolar da Lingua Portuguesa(delp)

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Um comentário para “A vitória está em perseverar”

  1. Suricato disse:

    “Hoje é um homem de missão cumprida, engenheirão vencedor de seu tempo, homem de biblioteca e de igreja, naquela ele se ilumina das verdades dantes atropeladas pela luta cotidiana, nesta ele agradece as graças que o fizeram um herói…” (alguém me observando de longe usando a inteligência com a qual igualmente foi agraciado…)

Deixe seu comentário