O Pastor que não decepciona

images

O PASTOR QUE NÃO DECEPCIONA

 

EXISTEM PASTORES QUE SÓ CUIDAM DE SI MESMOS

ESSES HOMENS SÃO ROCHAS SUBMERSAS NAS FESTAS DE FRATERNIDADE QUE VOCÊS FAZEM, COMENDO COM VOCÊS DE MANEIRA DESONROSA. SÃO PASTORES QUE SÓ CUIDAM DE SI MESMOS. SÃO NUVENS SEM ÁGUA, IMPELIDAS PELO VENTO; ÁRVORES DE OUTONO, SEM FRUTOS, DUAS VEZES MORTAS, ARRANCADAS PELA RAIZ.

Judas v.12 (nvi)

“…pastores que a si mesmos se apascentam…” Tais indivíduos pastoreavam-se a si mesmos, ao mesmo tempo que permitiam que os pobres continuassem a passar fome. Quando um pastor é autêntico cuida dos interesses das ovelhas, sobretudo de sua alimentação espiritual. Mas os falsos pastores cuidam somente de si próprios, tanto quanto ao alimento literal, por ocasião da ceia do Senhor, como no tocante a outras questões. Eram indivíduos egoístas, que buscavam somente aos seus próprios interesses. Nada sabiam acerca do amor fraternal. (nti)

 

AI DOS PASTORES QUE SÓ CUIDAM DE SI MESMOS

FILHO DO HOMEM, PROFETIZE CONTRA OS PASTORES DE ISRAEL; PROFETIZE E DIGA-LHES: ASSIM DIZ O SOBERANO, O SENHOR: AI DOS PASTORES DE ISRAEL QUE SÓ CUIDAM DE SI MESMOS! ACASO OS PASTORES NÃO DEVERIAM CUIDAR DO REBANHO?

Ezequiel 34.2 (nvi)

Deus julgaria os líderes religiosos, porque eram egoístas, apegados às suas preocupações, e negligenciavam seu serviço aos outros. Os líderes espirituais devem ter o cuidado de não buscar o progresso próprio as custas das pessoas abatidas, perdidas. Quando damos excessiva atenção às nossas necessidades e aos nossos ideais, podemos estar colocando Deus de lado e abandonando aqueles que dependem de nós. (beap)

 

SEJA OVELHA DE PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

DAR-VOS-EI PASTORES SEGUNDO O MEU CORAÇÃO, QUE VOS APASCENTEM COM CONHECIMENTO E COM INTELIGÊNCIA.

Jeremias 3.15 (ara)

Deus prometeu dar a seu povo líderes cheios do conhecimento, sabedoria e entendimento, homens que o seguissem. O Senhor viu a falta de direção de Israel, por isso prometeu prover o tipo certo de liderança. Observamos e confiamos em nossos líderes para termos a orientação e o direcionamento de que necessitamos. Mas se não seguirem a Deus, farão com que nos desviemos. Ore para que haja líderes, em nossa nação, nossas comunidades e igrejas, que tenham o caráter de Deus, que sejam exemplares e nos tragam a sabedoria do alto. (beap)

 

JESUS, O PASTOR QUE NÃO DECEPCIONA

EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS.

João 10.11 (nvi)

 (1)– Esta metáfora de Jesus como o Bom Pastor ilustra o cuidado terno e devotado que Ele tem por seu povo. É como se Ele dissesse: “Eu sou, para todos aqueles que crêem em mim, o que um bom pastor é para as suas ovelhas: cuidadoso, vigilante e amoroso”. (2) – A característica de Cristo como o Bom Pastor é que Ele morreu por suas ovelhas. É isso que, de modo ímpar, ressalta a Cristo como Pastor. É a morte de Cristo na cruz que salva suas ovelhas. (3) – O ministro do evangelho que ocupa esta posição apenas como meio de vida, ou de obter honrarias, é o “mercenário” referido nos versículos 12,13. O verdadeiro pastor cuida de suas ovelhas. O falso pastor pensa em primeiro lugar em si mesmo e na sua posição diante dos homens. (beap)

 

JESUS, O GRANDE PASTOR

O DEUS DA PAZ, QUE PELO SANGUE DA ALIANÇA ETERNA TROUXE DE VOLTA DENTRE OS MORTOS O NOSSO SENHOR JESUS, O GRANDE PASTOR DAS OVELHAS.

Hebreus 13.20 (nvi)

“…o grande Pastor…” Essa expressão exata se acha exclusivamente aqui, na epístola aos Hebreus, atribuída a Jesus. Esse título alude ao cuidado divino pelos homens, por meio de Cristo; à proteção dada a eles, e à satisfação de todas as suas necessidades. O Grande Pastor deu a sua vida pelas ovelhas, e garante o bem-estar delas; mas sua vida lhe foi restaurada por Deus Pai. Portanto, Ele agora vive perenemente para protegê-las, para cuidar delas. (nti)

 

JESUS, O PASTOR QUE CONHECE SUAS OVELHAS

EU SOU O BOM PASTOR, E CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS, E DAS MINHAS SOU CONHECIDO.

João 10.14 (arc)

Conheço as minhas ovelhas. O Conhecimento que Deus tem dos seus filhos e seu amor por eles incluem sua afeição pessoal, fidelidade e cuidado providencial constante. O crente está gravado nas palmas das suas mãos (Is 49.14-17 nota). Ele nunca está esquecido por Deus. Nunca há um só momento em que os olhos de Deus deixam de vigiar o crente para o seu bem. (cf. Êx 33.17; Jr 1.5; ver Mt 10.31 nota; Rm 8.28 nota). (bep)

 

JESUS, O SUPREMO PASTOR VOLTARÁ

QUANDO SE MANIFESTAR O SUPREMO PASTOR, VOCÊS RECEBERÃO A IMPERECÍVEL COROA DE GLÓRIA.

1 Pedro 5.4 (nvi)

Ele é “supremo” ou “chefe” em relação aos outros pastores; e Ele é “grande” em comparação com eles e conosco, porquanto Ele é quem cumpre, supremamente, o ideal do pastorado, realizando seu trabalho de forma tão magnificente que o seu trabalho é prodigioso. E visto que seu trabalho é prodigioso, encontramos segurança dentro de seu redil, isto é, uma completa e total salvação. Sua grandeza exalta o ofício “pastoral”.

A “manifestação” de Cristo, pela segunda vez, o trará como Juiz; mas esse Juiz poderá ser recebido como o Pastor que dá vida e protege às suas ovelhas.

(nti)

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Nova Versão Internacional  (nvi)

Bíblia  –  Almeida Revista Atualizada  (ara)

Bíblia  –  Almeida Revista Corrigida (arc)

Bíblia  –  de Estudo Aplicação Pessoal  (beap)

Bíblia  –  de Estudo Pentecostal  (bep)

Novo Testamento Interpretado  (nti)

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário