Creia, Deus é onipresente

adorar_man3

CREIA, DEUS É ONIPRESENTE

 

DEUS É ONIPRESENTE. Deus não se limita a qualquer parte do universo, mas está presente com todo o seu poder em cada lugar do espaço e em cada momento do tempo (Sl 139.7-12). Assim, Deus não pertence a uma nação ou geração. Ele é o Deus de toda a terra (Gn. 18.25).  (dib)

 

ONIPRESENÇA – termo teológico que se refere à natureza ilimitada de Deus ou à sua capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus não é como os ídolos de pedra dos povos antigos, que estavam limitados a um altar ou templo específico. Deus se revela na Bíblia como o Senhor que está em toda parte. Deus estava presente como Senhor em toda a criação (Sl. 139.7-12), e não há como escapar dEle. Ele está presente nos nossos pensamentos mais íntimos. Mesmo antes de estarmos completamente formados no útero de nossa mãe, Ele já conhecia todos os dias da nossa vida.

Deus vê em secreto e recompensa em secreto, como Jesus ensinou a seus discípulos. Ele não olha apenas para nossas ações exteriores, mas principalmente para as intenções do nosso coração (Mt. 6.1-18). Como Deus é o Criador e Sustentador do tempo e do espaço, Ele está em toda parte. Estando em toda parte, Ele é o nosso grande Consolador, Amigo e Redentor.  (dib)

 

SERÁ POSSÍVEL ESCONDER-SE DE DEUS?

PARA ONDE PODERIA EU ESCAPAR DO TEU ESPÍRITO? PARA ONDE PODERIA FUGIR DA TUA PRESENÇA?

Salmos 139. 7  (nvi)

Para onde pode o homem fugir de Deus? Haverá algum lugar para onde escapar do Senhor? Já aprendemos que Deus não se confunde com a sua criação. No entanto, vemos no salmo que Deus está em toda parte, que tudo está sob seu controle e que Ele sabe todas as coisas. Por isso é tolice o homem acreditar que pode fazer o mal e esconder isso de seu Criador. Mesmo que ninguém saiba de nada a respeito do que foi feito em segredo, com toda a certeza Deus tem pleno conhecimento de tudo. (bee)

 

DEUS VÊ TUDO ATENTAMENTE

OS OLHOS DO SENHOR ESTÃO EM TODA PARTE, OBSERVANDO ATENTAMENTE OS MAUS E OS BONS.

Provérbios 15. 3 (nvi)

Às vezes, parece que Deus permitiu que o mal se proliferasse livremente no mundo, e questionamos se Ele tem observado este fato. Mas Deus vê tudo claramente, tanto as ações  como as más intenções dos ímpios (v. 11). Deus não é um observador indiferente. Ele se importa e interfere em nosso mundo. Neste exato momento, o trabalho de Deus pode não estar sendo visto ou sentido, mas não desista. Um dia Ele eliminará o mal e castigará os que o praticam, da mesma maneira que estabelecerá o bem e recompensará aqueles que fazem a sua vontade. (beap)

 

É IMPOSSÍVEL OCULTAR-SE DE DEUS

ACASO, SOU APENAS DEUS DE PERTO, DIZ O SENHOR, E NÃO TAMBÉM DE LONGE?

OCULTAR-SE-IA ALGUÉM EM ESCONDERIJOS, DE MODO QUE EU NÃO O VEJA? – DIZ O SENHOR; PORVENTURA, NÃO ENCHO EU OS CÉUS E A TERRA? – DIZ O SENHOR.

Jeremias 23. 23, 24 (ara)

Deus está em toda parte e em todas as coisas, o que significa que um homem não pode ocultar-se dEle. O caráter de Deus é conhecido da Mente Divina. A onipresença e a onisciência não dão margem para que um homem passe despercebido ou oculto do escrutínio divino. Não existe homem que possa encontrar lugar onde se esconda dos olhos de Deus. Ele enche tanto os céus quanto a terra, estando em todos os lugares, sondando e conhecendo os caminhos de todos os seres inteligentes. (ati)

 

DISCURSO DE PAULO EM ATENAS: DEUS É ONIPRESENTE

PORQUE, PASSANDO EU E VENDO OS VOSSOS SANTUÁRIOS, ACHEI TAMBÉM UM ALTAR EM QUE ESTAVA ESCRITO: AO DEUS DESCONHECIDO. ESSE, POIS, QUE VÓS HONRAIS NÃO O CONHECENDO É O QUE EU VOS ANUNCIO.

PARA QUE BUSCASSEM AO SENHOR, SE, PORVENTURA, TATEANDO, O PUDESSEM ACHAR, AINDA QUE NÃO ESTÁ LONGE DE CADA UM DE NÓS;

PORQUE NELE VIVEMOS, E NOS MOVEMOS, E EXISTIMOS, COMO TAMBÉM ALGUNS DOS VOSSOS POETAS DISSERAM: POIS SOMOS TAMBÉM SUA GERAÇÃO.

Atos 17. 27, 28 (arc)

Em contraste com os ídolos que não têm vida e carecem de real existência, Deus é o Criador e Sustentador da vida. Sem Ele não podemos viver, nos mover e existir. Esta verdade nos faz lembrar da providência como também da presença maravilhosa de Deus em todos os tempos e em todos os lugares. Ele não está afastado do mundo.

(cbp)

Deus pode ser reconhecido por sua criação; Ele está próximo de todos nós. Mas não está aprisionado na sua criação; Ele é transcendente. Deus é o Criador, não a criação. Isso significa que Ele é soberano e está no comando, ao mesmo tempo, está próximo e é pessoal. Deixe que o Criador do universo governe a sua vida! (beap)

 

PALAVRA DE JESUS: ESTAREI SEMPRE COM VOCÊS

ENTÃO, JESUS APROXIMOU-SE DELES E DISSE: “FOI-ME DADA TODA A AUTORIDADE NOS CÉUS E NA TERRA. –  PORTANTO, VÃO E FAÇAM DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO,  –  ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE EU LHES ORDENEI. E EU ESTAREI SEMPRE COM VOCÊS, ATÉ O FIM DOS TEMPOS”.

Mateus 28. 18-20 (nvi)

Jesus ressuscitou para nunca mais morrer. Está vivo agora e está com o seu povo, com poder para orientar e proteger, o tempo todo.

Não é fácil entender como uma pessoa pode estar junto a milhões e bilhões de pessoas ao mesmo tempo. Entretanto, Jesus disse, na linguagem mais clara possível: “Eu estarei sempre com vocês”. Assim Jesus falou, e Ele não usou palavras vãs. Não falava só para ouvir a si mesmo. Ele quis dizer alguma coisa quando falou, e cremos que, em algum sentido além de nossa compreensão, místico, porém real, Ele está com cada um de nós constantemente.

Por mais fracos, humildes ou sem importância que sejamos, Ele é o nosso amigo, nosso companheiro. Invisível, porém presente. Agora. Nesta noite, enquanto dormirmos. Amanhã, enquanto estivermos trabalhando. Na semana que vem. No ano que vem. Andando ao nosso lado e observando com interesse todos os pormenores da luta difícil da vida, procurando, com extrema paciência, nos levar a um lugar de felicidade imortal na casa do Pai. Tudo isso parece apenas um sonho bonito. Mas é o grande fato fundamental de nossa existência. (mbh)

Os crentes terão sempre a presença constante de seu Senhor a cada dia. Não há dia nem hora do dia em que o nosso Senhor Jesus não esteja presente em suas igrejas e com seus ministros; se assim não fosse, em algum dia ou em alguma hora eles seriam destruídos. O Deus de Israel, o Salvador, é as vezes um Deus que se oculta, mas nunca é um Deus distante.  (cbmh)

De que maneira Jesus está conosco? Jesus estava fisicamente com os discípulos até ascender aos céus; a partir de então, está presente por intermédio do Espírito Santo (At. 1. 4). O Espírito foi enviado em cumprimento à promessa de Jesus, que disse que jamais deixaria órfãos os seus discípulos (Jo 14. 26). Portanto, Jesus permanece espiritualmente conosco. (beap)
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Nova Versão Internacional  (nvi)

Bíblia  –  Almeida Revista Atualizada  (ara)
Bíblia  –  Almeida Revista Corrigida  (arc)

Bíblia  –  de Estudo Esperança  (bee)

Bíblia  –  de Estudo Aplicação Pessoal  (beap)

Antigo Testamento Interpretado  (ati)

Dicionário Ilustrado da Bíblia   (dib)

Comentário Bíblico Pentecostal NT  (cbp)

Manual Bíblico de Halley  (mbh)

Comentário Bíblico Mattew Henry  (cbmh)

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

 
                                           PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário