FUJA DA INSENSATEZ

insensatez

FUJA DA INSENSATEZ

 

 

INSENSATEZ: Qualidade, ato ou dito de insensato

INSENSATO: Falto de senso ou razão; louco; tolo. Que não revela bom senso

 

O INSENSATO DIZ: NÃO HÁ DEUS

Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.

Salmo 14. 1 (ara)

Ao contrário do que muita gente imagina, o ateísmo não surge de uma pesquisa profunda sobre o mundo e sobre Deus. Não! Não é verdade que um ateu tornou-se convicto de sua posição através de uma avaliação cuidadosa da fé. Na verdade o ateísmo nasce de um coração revoltado contra Deus. A grande verdade é que, como podemos verificar aqui, quando alguém nega a existência de Deus rejeita também o fato de que um dia Deus irá julgar as suas más obras. Assim vemos que quem nega a existência de Deus tem no coração uma revolta insensata e crê na ilusão de que nunca prestará contas de sua vida ao Criador. (bee)

 

FUJA DO HOMEM INSENSATO

Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. – A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora.

Provérbios 14. 7,8 (ara)

O homem bom nada ganha por andar misturado aos insensatos. Ele não ouvirá coisa alguma que lhe faça bem. Pelo contrário, ouvirá somente palavras prejudiciais. Assim, por que perder tempo com ele? O homem bom busca conhecimento, portanto deverá associar-se aos sábios que fornecem conhecimento.

(ati)

O sucesso na vida, em todos os sentidos, depende de nossa sabedoria. Essa sabedoria é a capacidade de agir acertadamente na vida prática. O sábio é o que pode tomar decisões corretas e que sabe posicionar-se diante das situações imprevistas da vida. Quem não tem essa sabedoria ensinada por Deus é um insensato. (bee)

 

O INSENSATO É DESPERDIÇADOR

Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os desperdiça.

Provérbios 21. 20 (ara)

Este provérbio aponta para a necessidade de economizar para o futuro. O crédito fácil tem levado muitos a viver à beira da falência. O desejo de manter as aparências e consumir mais, leva as pessoas a gastar cada centavo que ganham e a usar seu crédito até o limite. Mas o que gasta tudo o que tem, consome mais do que pode dispor. Uma pessoa sábia separa uma parte de seu dinheiro para os imprevistos. Deus aprova a precaução e a moderação. Aqueles que buscam a Deus precisam examinar seu estilo de vida, para verificar se seus gastos são supérfluos ou não. O desperdício não agrada a Deus. (beap)

 

O FILHO INSENSATO É A TRISTEZA DE SUA MÃE

O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.

Provérbios 10. 1 (ara)

A experiência demonstra que há muitos filhos insensatos, os quais se envolvem em toda espécie de encrenca, pois, mesmo depois de terem recebido um bom treinamento, o rejeitam.

“Tristeza, aqui, literalmente, é peso. O coração da mãe de um filho insensato se entristece ou fica pesado. Não é fácil ver um filho fracassar espiritualmente, sem importar o que mais ele possa realizar em sua vida”. (ati)

 

O INSENSATO É AUTOCONFIANTE

Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Provérbios 28. 26 (nvi)

Para muitas pessoas, aqueles que são muito individualistas são heróis. Admiramos o tipo ousado que sabe o que quer e luta insistentemente para obter. Tais pessoas são autoconfiantes, não dão nem pedem conselhos. Mas ninguém pode conhecer o futuro ou predizer as conseqüências de suas escolhas com certeza. Por isso a pessoa muito autoconfiante está condenada ao fracasso. A pessoa sábia depende da orientação de Deus. (beap)

 

SAIBA COMO RESPONDER AO INSENSATO

Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.  –  Responda ao insensato como a sua insensatez merece, do contrário ele pensará que é mesmo sábio.

Provérbios 26. 4,5 (nvi)

Estes dois versículos parecem estar em contradição. Mas o autor alertou-nos de que não devemos levar os tolos a sério e tentar discutir seus argumentos vazios. Isto só fará com que se sintam orgulhosos e determinados a vencer a discussão. Em algumas situações, não se deve sequer responder aos tolos, por não ser possível ensiná-los. Optar por responder-lhes é rebaixar-se. Os tolos ofenderão aqueles que o confrontarem, e estes, por sua vez, serão tentados a ofendê-los, em retribuição. Mas existem outras situações em que seu bom senso o levará a responder a fim de expor o orgulho e a loucura dos tolos. (beap)

 

NÃO SEJA INSENSATO

Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Efésios 5. 17 (nvi)

“…não vos torneis insensatos…” Neste ponto não é usado o vocábulo “asophos”, e, sim, “aphron”. Literalmente, essa palavra significa “sem mente”, “destituído de capacidade mental”, com sentidos secundários como “tolo”, “imbecilizado”. Isso poderia ser dito acerca dos crentes que, tendo escapado do caminho errado da corrupção, voltam aos seus antigos caminhos corruptos. A tais crentes falta a “inteligência moral”, que tem conseqüências sérias. (nti)

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Almeida Revista Atualizada  (ara)

Bíblia  –  Nova Versão Internacional  (nvi)

Bíblia  –  de Estudo Esperança

Bíblia  –  de Estudo Aplicação Pessoal

Antigo Testamento Interpretado  (ati)

Novo Testamento Interpretado  (nti)

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário