MEDITE…E SEJA BEM-SUCEDIDO

empreendedor-590x389

MEDITE…E SEJA BEM-SUCEDIDO

 

MEDITAR: Ponderar, estudar, considerar, pensar sobre.

 

MEDITE… E SEJA BEM-SUCEDIDO

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de MEDITAR nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.

Josué 1. 8 (nvi)

“Meditar” (hb. hagab) significa ler em silêncio ou falar consigo mesmo internamente, à medida que se pensa. Abrange refletir sobre as palavras e caminhos de Deus, e aplicá-los à cada aspecto da vida da pessoa.

(bep)

Muitas pessoas pensam que a prosperidade e o sucesso são decorrentes do poder, de contatos pessoais influentes e um desejo inexorável de prosseguir. Mas a estratégia para a prosperidade ensinada por Deus a Josué é contrária a tais critérios. Ele disse que, para ser BEM-SUCEDIDO, Josué deveria: (1) ser forte e corajoso porque a tarefa seguinte não seria fácil; (2) obedecer à lei de Deus; e (3) ler e estudar constantemente o livro da Lei – a Palavra de Deus. Para ser bem-sucedido, siga as Palavras de Deus a Josué. Você pode não ter sucesso de acordo com os padrões do mundo, mas será uma bênção aos olhos de Deus. (beap)

 

SUA MEDITAÇÃO AGRADA A DEUS?

Que as palavras da minha boca e a MEDITAÇÃO do meu coração sejam agradáveis a ti, SENHOR, minha Rocha e meu Resgatador!

Salmos 19. 14 (nvi)

Esse versículo tão freqüentemente citado declara ser importante e desejável que as nossas palavras e pensamentos estejam de acordo com a Palavra e a vontade de Deus. O texto diz, literalmente: “Permita que aquilo que eu falo e aquilo que o meu coração murmura sejam a ti um prazer, SENHOR”. A aceitabilidade de nossas palavras diante de Deus está condicionada à coerência entre aquilo que falamos e aquilo que o nosso coração sente ou pensa. A verdade desse texto nos impele a falar, sempre, palavras que confirmem o que cremos ou pensamos em nossos corações sobre Deus, o seu amor e o seu poder. Se cremos e, todavia, contradizemos essa crença com palavras negligentes de nossa boca, isso é inaceitável aos olhos de Deus. (BEP)

 

PERDEU O SONO? MEDITE!

A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca Te louvará com alegres lábios,  –  quando me lembrar de Ti na minha cama e MEDITAR em Ti nas vigílias da noite. – Porque Tu tens sido o meu auxílio; jubiloso cantarei refugiado à sombra das tuas asas.

Salmos 63. 4-6 (arc)

Juntamente com a oração e a leitura da Palavra de Deus, devemos procurar concentrar nossos pensamentos nEle, de dia e de noite. Lembrar de Deus não nos deve ser algo casual, mas uma prática constante, a saber: pensar no céu e louvar a Deus, ante a sua presença e seu senhorio, tendo comunhão com Ele. Nada seria melhor do que se nosso primeiro pensamento da manhã e o último da noite fossem a respeito da sua graça, caráter, amor e plano para nossa vida. E, quando não pudermos dormir de noite, devemos então dirigir nossa mente e coração a Deus. (bep)

 

CALUNIADO, DESPREZADO? MEDITE!

Enquanto os príncipes se conluiavam e falavam contra mim, o teu servo MEDITAVA nos teus estatutos.

Salmos 119. 23 (arc)

O salmista testifica que sofreu muita zombaria, desprezo e calúnia no seu empenho de viver uma vida santa, conforme a Palavra de Deus; essa oposição, porém, não o impediu de seguir o caminho de Deus. Hoje, quem é fiel a Cristo e à sua Palavra também deve antever que será criticado e ridicularizado. Poderá ser chamado de legalista ou fanático pelos que se conformam com os padrões mundanos da sociedade ímpia de hoje. (bep)

 

MEDITE…NO QUE É PURO

Finalmente, irmãos, tudo que é de verdade, tudo que é de respeito, tudo que é certo, tudo o que tem pureza, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há alguma virtude e algum louvor, MEDITAI nestas coisas.

Filipenses 4. 8 (beab)

Que essas coisas dignas de louvor, essas virtudes, sejam as razões de nossa MEDITAÇÃO e consideração, para que sejam inclusas em nossa conduta diária. Devem ser substituídos os vãos pensamentos da sensualidade, o lucro e a fama mundanos, buscando cuidadosamente aquelas coisas que contribuem para o bem de nossas almas imortais, o que transcende a qualquer bem terreno que os homens busquem mediante suas mentalidades carnais. (nti)

 

MEDITE…ANTES DE RESPONDER

O coração do justo MEDITA o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades.

Provérbios 15. 28 (ara)

Aqueles que temem a Deus ponderam suas respostas; os ímpios não pensam antes de falar porque não se importam com as conseqüências de suas palavras. É necessário falar, mas é importante pensar primeiro. Você planeja cuidadosamente o que vai dizer ou despeja seus pensamentos sem qualquer preocupação com o impacto que poderão causar? (beap)

 

MEDITE…SUAVEMENTE

Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto existir.

A minha MEDITAÇÃO a seu respeito será SUAVE eu me alegrarei no SENHOR.

Salmos 104. 34 (arc)

A MEDITAÇÃO é uma combinação de revisar, repetir, refletir, pensar, analisar, sentir e até mesmo desfrutar. É uma atividade física, intelectual e emocional.

Existem muitas maneiras de MEDITAR na Palavra de Deus. Entre as possibilidades estão: (1) Dedicar tempo a ler um versículo ou trecho bíblico repetidas vezes. (2) Começar memorizar tudo ou uma parte. (3) Escutar –aquietar o coração para deixar o Espírito Santo falar por meio da Palavra de Deus. (4) Pensar como o texto se encaixa com o restante da Bíblia e com a vida em geral. (5) Ficar emocionalmente envolvido –permitir-se sentir o que Deus sente, os desejos que expressou nas suas Palavras. (6) Avançar da meditação para a aplicação –ligar seus pensamentos com a ação. Pensar sobre como a veracidade e o poder da Palavra de Deus devem influir no seu comportamento. (bev)

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Almeida Revista Corrigida (arc)

Bíblia  –  Almeida Revista Atualizada (ara)

Bíblia  –  Nova Versão Internacional (nvi)

Bíblia  –  de Estudo Pentecostal (bep)

Bíblia  –  de Estudo Plenitude (bep)

Bíblia  –  de Estudo Aplicação Pessoal (beap)

Bíblia  –  de Estudo Vida (bev)

Bíblia  –  de Estudo Alfalit Brasil (beab)

Novo Testamento Interpretado (nti)

 

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

 

PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário