Conforte-se em Salmos – I

960847

O SENHOR OUVE QUANDO CLAMAMOS

SABEI, POIS, QUE O SENHOR SEPAROU PARA SI AQUELE QUE LHE É QUERIDO; O SENHOR OUVIRÁ QUANDO EU CLAMAR A ELE.

Salmos 4. 3

“Querido” é aquele que é fiel e dedicado a Deus. Davi sabia que Deus o ouviria e responderia quando clamasse. Nós também podemos ter a confiança de que Deus ouve as nossas orações e as responde. Às vezes pensamos que o Senhor não nos ouvirá, porque não atingimos seus altos padrões em relação a uma vida santificada. Mas se confiarmos em Cristo e em sua salvação, Deus nos perdoará e nos ouvirá. Quando você sentir que suas orações não estão “passando do teto”, lembre-se de que, como um cristão, você foi escolhido e separado por Deus; Ele o ama, ouve e responde suas orações, embora as respostas possam não ser o que você esperava. Olhe para os seus problemas à luz do poder de Deus, em vez de olhar para Deus à sombra de seus problemas.

O SENHOR FORTALECE O NOSSO CORAÇÃO

ESPERA NO SENHOR, ANIMA-TE, E ELE FORTALECERÁ O TEU CORAÇÃO; ESPERA, POIS, NO SENHOR.

Salmos 27. 14 (arc)

Esperar em Deus não é fácil. Freqüentemente parece que Ele não está respondendo às nossas orações ou que não compreende a urgência da nossa situação. Tal modo de pensar supõe que o Senhor não está no controle ou que não é justo. Mas sempre vale a pena esperar em Deus. O texto em Lamentações 3. 24-26 nos convida a esperar e a ter fé no senhor, porque Ele usa freqüentemente o tempo de espera para nos revigorar, renovar e ensinar. Enquanto espera, tente descobrir o que Deus quer ensinar-lhe.

O SENHOR LIVRA OS JUSTOS, DE SUAS AFLIÇÕES

PERTO ESTÁ O SENHOR DOS QUE TÊM O CORAÇÃO QUEBRANTADO E SALVA OS CONTRITOS DE ESPÍRITO. MUITAS SÃO AS AFLIÇÕES DO JUSTO, MAS O SENHOR O LIVRA DE TODAS.

Salmos 34. 18,19 (arc)

Freqüentemente, desejamos escapar de problemas como a tristeza, a perda, as doenças, os fracassos e até as pequenas frustrações que constantemente enfrentamos. Deus promete estar perto “dos que têm o coração quebrantado” e ser a nossa fonte de poder, coragem e sabedoria, ajudando-nos em nossos problemas. às vezes Ele escolhe livrar-nos de problemas. Quando estes surgirem, não se sinta frustrado em relação a Deus. Admita que você precisa da ajuda do Senhor e agradeça a Ele por estar ao seu lado.

(beap)

O SENHOR ATENDE O DESEJO DO NOSSO CORAÇÃO

DELEITA-TE TAMBÉM NO SENHOR, E ELE TE CONCEDERÁ O QUE DESEJA O TEU CORAÇÃO. ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR;

CONFIA NELE, E ELE TUDO FARÁ.

Salmos 37. 4, 5 (arc)

Davi nos convidou a deleitarmo-nos no Senhor e a entregarmos tudo o que somos, temos e fazemos a Ele. Mas como pode ser isto? Deleitar-se em alguém significa experimentar grande prazer e alegria em sua presença. Isto só acontece quando conhecemos bem tal pessoa. Deste modo, para deleitarmo-nos no Senhor, devemos conhecê-lo melhor. O conhecimento de seu grande amor por nós fará com que de fato deleitarmo-nos nEle. Entregar-se ao Senhor significa submeter tudo (nossa vida, nossa família, nosso trabalho, nossos bens e talentos) ao seu controle e à sua direção. Entregarmo-nos a Deus significa confiar nEle, acreditando que o Senhor pode cuidar de nós melhor do que nós mesmos. Devemos estar dispostos a esperar pacientemente em Deus para que

Ele decida o que é bom para nós.

(beap)

O SENHOR NOS HONRARÁ

ESPERA NO SENHOR E GUARDA O SEU CAMINHO, E TE EXALTARÁ PARA HERDARES A TERRA; TU O VERÁS QUANDO OS ÍMPIOS FOREM DESARRAIGADOS.

Salmos 37. 34 (arc)

É difícil esperar pacientemente pela ação de Deus quando desejamos uma mudança imediata. Mas Ele promete que, se nos submetermos a seus planos e a seu cronograma, Ele nos honrará. Pedro disse: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte” (I Pe. 5. 6). Seja paciente; faça continuamente a obra que Deus designou e permita que Ele escolha o momento propício para mudar as circunstâncias da sua vida.

(beap)

DEUS NOS AJUDA NA ADVERSIDADE

DEUS É O NOSSO REFÚGIO E A NOSSA FORTALEZA, AUXÍLIO SEMPRE PRESENTE NA ADVERSIDADE. POR ISSO NÃO TEMEREMOS, AINDA QUE A TERRA TREMA E OS MONTES AFUNDEM NO CORAÇÃO DO MAR.

Salmos 46. 1, 2 (nvi)

O medo de as montanhas ou as cidades serem subitamente lançadas ao mar como resultado de um terremoto, ou desintegrarem-se devido a uma explosão nuclear assombra muitas pessoas hoje. Mas o salmista diz que, ainda que o mundo venha a ser abalado, não precisamos temer. Diante da mudança absoluta, o escritor expressou sua calma confiança na habilidade e na capacidade de Deus para salvar. Talvez pareça impossível considerar o fim do mundo sem ser consumido pelo medo, mas a Palavra é clara: Deus é o nosso refúgio mesmo em meio à destruição total. Ele não é somente um abrigo  temporário; é o nosso refúgio eterno e pode dar-nos forças sob quaisquer circunstâncias.

(beap)

DEUS, É NOSSO DEUS ETERNAMENTE

PORQUE ESTE DEUS É O NOSSO DEUS PARA SEMPRE; ELE SERÁ NOSSO GUIA ATÉ À MORTE.

Salmos 48. 14 (arc)

Quando precisamos tomar decisões, freqüentemente oramos pedindo a orientação de Deus. Precisamos de um mapa que nos dê a direção, e a companhia constante de alguém que tenha um profundo conhecimento do caminho e que garanta que interpretemos o mapa corretamente. A Bíblia é este mapa e o Espírito Santo é o nosso companheiro e guia constante. Ao caminhar

pela vida, use tanto o mapa quanto o seu Guia.

Pr. João da Cruz Parente

 E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  Almeida Revista Corrigida  (arc)

Bíblia  –  Nova versão internacional  (nvi)

Bíblia  –  de estudo aplicação pessoal  (beap)

PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Deixe seu comentário