Ainda há esperanças

esperanca

ESPERANÇA: Ato de esperar o que se deseja. Expectativa, espera.

ESTAMOS SEM ESPERANÇA?
“Onde está então minha esperança? Quem poderá ver alguma esperança para mim?”
Jó 17. 15

Jó estava perdendo a esperança de qualquer restauração da sua saúde ou da família, e envolveu-se em pensamentos de morte; pôs-se a pensar no descanso que a morte traria à sua mágoa e dor. As recompensas descritas pelos amigos de Jó estavam todas relacionadas a esta vida. Eles silenciaram sobre a possibilidade da vida após a morte. Não podemos avaliar a vida apenas em termos deste mundo presente, porque Deus promete um futuro interminável e maravilhoso aos que lhe são fiéis.

HÁ ESPERANÇA, NÃO FOMOS ESQUECIDOS

“Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente.”
Salmos 9. 18 (ara)

Os necessitados e aflitos do povo de Deus são objetos do seu cuidado especial (vv. 9, 10, 12). Eles têm de Deus a promessa de que não serão abandonados (v. 10), que Ele se lembrará das suas orações (v. 12), e que as suas esperanças serão um dia realidades (v. 18). (bep)

CREIAMOS, AINDA HÁ ESPERANÇA

“Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo.”
Jó 11. 18 (ara)

Jó, renovaria a sua esperança. Ele olharia em redor e não veria perigo. Seria capaz de descansar à noite em paz, em contraste com suas voltas na cama, em suas dores (ver Jó 7. 4). Jó dissera que estava “sem esperança” (Jó 7.6). Mas Deus traria esperança a uma situação destituída de esperança. (ati)

DESCANSEMOS EM DEUS, DELE VEM A NOSSA ESPERANÇA

“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dEle vem a minha esperança.”
Salmos 62. 5 (nvi)

O salmo 62 expõe um princípio que todo crente deve adotar. Em tempos difíceis, de aflição, ou oposição da parte dos inimigos, devemos voltar-nos para Deus como nosso verdadeiro refúgio e libertador. Todo aquele que confia em Deus deverá dizer: (1) Não permitirei que nenhuma aflição, crise, ou sofrimento abale a minha confiança em Deus (vv. 2, 6). Não somente dEle vem o meu livramento (v. 1), mas Ele mesmo é a minha salvação e a minha fortaleza (vv. 6, 7). (2) Nos tempos de preocupação ou ameaças, eu lhe entregarei os meus cuidados e, em fervente oração, lhe falarei tudo o que há no meu coração (ver Fp. 4.6 nota). (3) Esperarei no Senhor para que Ele aja em meu favor, seguro de que Ele responderá com misericórdia e compaixão, tendo em vista os meus apertos (vv. 11, 12). (bep)

SOMOS BEM-AVENTURADOS, NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM DEUS

“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus.”
Salmos 146. 5 (arc)

Salmo 146. 3-8 – O salmista afirma que os poderosos deste mundo são salvadores inadequados, pois fazem falsas promessas que não podem cumprir (v.3). Deus é a esperança e ajuda dos necessitados. Jesus afirmou a sua preocupação com os pobres e os aflitos (Lc. 4. 18-21; 7. 21-23). Ele não separou as necessidades físicas das espirituais, pois atende a ambas. Enquanto Deus, não o governo, é a esperança dos necessitados, nós somos seus instrumentos para ajudá-los aqui na terra. (beap)

FOMOS REGENERADOS PARA UMA ESPERANÇA VIVA

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, Ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.”
I Pedro 1. 3 (nvi)

I Pedro 1. 3-6 – Você precisa de encorajamento? As palavras de Pedro oferecem alegria e esperança nos tempos difíceis; o apóstolo baseia sua confiança no que Deus fez por nós em Jesus Cristo. Vivemos com a maravilhosa expectativa da vida eterna (1. 3). Nossa esperança não é somente para o futuro; a vida eterna começa quando confiamos em Cristo e nos unimos à família de Deus. Não importa o tipo de dor ou provação que venhamos a enfrentar nesta vida, sabemos que estas não serão nossa experiência final. Um dia, viveremos com Cristo para sempre. (beap)

AGUARDEMOS A BEM-AVENTURADA ESPERANÇA

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.”
Tito 2. 13 (arc)

A “bem-aventurada esperança” pela qual todo cristão deve ansiar é o “aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” e a nossa união com Ele por toda a eternidade (ver Jo. 14. 3 nota). Essa esperança pode ser concretizada a qualquer momento (cf. Mt. 24.42; Lc. 12.36-40; Tg. 5. 7-9). Assim sendo, os cristãos nunca devem abrir mão da sua expectativa mantida em oração de que talvez ainda hoje a trombeta soará e o Senhor voltará. (bep)

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
Bíblia – Nova Versão Internacional (nvi)
Bíblia – Almeida Revista Atualizada (ara)
Bíblia – Almeida Revista Corrigida (arc)
Bíblia – De Estudo Aplicação Pessoal (beap)
Bíblia – De Estudo Pentecostal (bep)
Antigo Testamento Interpretado (ati)

PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

2 Comentários para “Ainda há esperanças”

  1. gabriella disse:

    gesus eu te amo tudo que eu fis neste mundo tume erdoa meu deus eu adimito eu fis coisas muito ruim na vida mais eu quero que vc volte quando eu tiver velhinha e morrer pq n quero ver o mundo se acaban beijo da sua filha gabriella

  2. Antonio Moises disse:

    A Paz do Senhor seja com todos, os conteúdo são excelente sempre que preciso adocicar as reflexões que tenho levado na minha igreja venho aqui para complementar.

    Muito Bom

Deixe seu comentário