Você é justo com os de casa?

12 janeiro, 2015

Familia1

VOCÊ É JUSTO COM OS DE CASA?

 

OS FILHOS DE ELI ERAM ÍMPIOS; NÃO SE IMPORTAVAM COM O SENHOR  - O PECADO DESSES JOVENS ERA MUITO GRANDE À VISTA DO SENHOR, POIS ELES ESTAVAM TRATANDO COM DESPREZO A OFERTA DO SENHOR. - POIS EU LHE DISSE QUE JULGARIA SUA FAMÍLIA PARA SEMPRE, POR CAUSA DO PECADO DOS SEUS FILHOS, DO QUAL ELE TINHA CONSCIÊNCIA; SEUS FILHOS SE FIZERAM DESPREZÍVEIS, E ELE NÃO OS PUNIU.

1 Samuel 2.12,17; 3.13 (nvi)

 

Nos nossos dias vivemos um cristianismo repleto de pregações a respeito do amor de Deus. Isto é bom e indispensável. Mas, uma grande parte dos pregadores, deixou de pregar sobre a justiça. O apóstolo Paulo, disse: “porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas, Justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. (Rm. 14.17)

Justiça é dar a outrem, aquilo que lhe pertence. Se honra, honra. Se castigo, castigo. Quando deixamos de praticá-la, muitas desgraças podem se abater sobre  nossa vida e de nossa família.

No texto acima, a Bíblia relata o comportamento que teve o juiz Eli, em relação aos seus filhos. Foi tolerante com o procedimento pecaminoso deles. Mereciam ser punidos pelo pai e claramente a Palavra de Deus nos diz: ele não os puniu. Em função dessa omissão, Deus não tolerou e castigou rigorosamente sua família.

Como estamos agindo hoje, em relação a nossa família? Quando o filho do vizinho erra, merece a mais severa punição. Quando é o nosso, passamos a mão na cabeça, fazemos um afago e deixamos prá lá? É assim que estamos nos comportando? Se deixarmos de dar aos da nossa casa a devida honra quando eles merecem e a punição adequada quando se fizer necessário, não tenhamos nenhuma dúvida, seremos cobrados exemplarmente por Deus. Ele tem profundo amor pela justiça e requer que nós a pratiquemos.

O Deus eterno ao qual devemos servir com integridade de coração, tem preparado para nós, nesta terra, a  possibilidade de vivermos com  uma boa qualidade de vida. Mas, uma coisa que Ele nos pede é que  vivamos praticando a justiça. Vejamos o que está escrito no livro de Miquéias 6.8 (nvi): Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

 

PARA REFLETIR: Tenho exercido a justiça, aos de minha casa?

Pr. João da Cruz Parente

 

PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS