Estudos Bíblicos Pr. Parente

5 junho, 2015

Pr. Parente

João da Cruz Parente é Pastor auxiliar voluntário da Igreja Batista de Perdizes, SP. Editor-Adjunto do portal Evangelismo em Slides, é o autor dos textos publicados nas seções de Estudos Bíblicos e Agregando Valor a Vida.

ESTUDOS BÍBLICOS

 

10 Passos para uma vida financeira equilibrada

A ética e o Ministério Pastoral

A Igreja que Jesus aprova

A Igreja que Jesus não aprova

A importância de Estudar a Bíblia

A inveja é destruidora

A mentira, falsos mestre e minha atitude

A vitória do Senhor é certa

A vitória está em perseverar

A preguiça leva a miséria

A verdadeira pregação neotestamentária

Acorda dorminhoco!

Agregue valores à vida

Ainda há esperanças

Aquiete-se

Bebidas Alcoólicas, bebo ou não?

Como enfrentar tribulações

Como vencer nas crises

Conforte-se em Salmos – I

Creia, Deus é onipresente

Creia, Deus Houve orações

Desfrute a Misericórdia de Deus

Deus quer que…

Deus não tolera a mentira

Deus procura homens que

É possível viver em segurança

É tempo de arrependimento

Ética cristã

Existe alguma coisa impossível para o Senhor?

Fortalecimento: dons espirituais

Fuja da insensatez

Gratidão

Gratidão… o caminho das bençãos

Integridade, o plano de Deus para o Homen

Intimidade conjugal

Intimidade sexual no casamento

J e s u s 

Jesus ensina como orar

Jó, exemplo de homem ético

Medite… e seja bem sucedido

Obedecendo a vóz de Deus

O nome Poderoso

O Livro de Juízes

O Pastor que não decepciona

Os nomes de Jesus em Isaías

Palavras de Jesus para você

Porque não sou próspero?

Precisa de Paz?

Promessa de Deus para os justos 

Quer sucesso? obedeça a palavra de Deus

Saindo do buraco… para vencer

Sejamos fortes e corajosos

Sete passos para ser feliz

Sofrimento… O que fazer?

Vencendo através da fé

Viva alegremente

Viva uma nova vida

Você precisa de livramento?

 

PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gratidão

30 março, 2015

gratidao

GRATIDÃO

 

 

GRATIDÃO:  Reconhecimento espontâneo ao autor de um benefício.

O sentimento de gratião é um sinal inconfundível de uma alma nobre.

(pequena enciclópedia de moral e civismo MEC) 1967

 

A GRATIDÃO DEVE FAZER PARTE DO NOSSO DIA A DIA

Ó SENHOR DEUS, COMO É BOM DAR-TE GRAÇAS! COMO É BOM CANTAR HINOS EM TUA HONRA, Ó ALTÍSSIMO!

Salmos 92.1

O agradecimento deve fazer parte do nosso dia-a-dia. Nunca conseguimos agradecer o suficiente e nossos pais, amigos, líderes e especialmente a Deus. Quando as ações de graças se tornarem parte de sua vida, você perceberá que sua atitude em relação à vida mudará. Você se tornará uma pessoa mais positiva, cortês,

 

A INGRATIDÃO É PRÓPRIA DOS ÍMPIOS

LEMBRE DISTO: NOS ÚLTIMOS DIAS HAVERÁ TEMPOS DIFÍCEIS. – POIS MUITOS SERÃO EGOÍSTAS, AVARENTOS, ORGULHOSOS, VAIDOSOS, XINGADORES, INGRATOS, DESOBEDIENTES AOS SEUS PAIS E NÃO TERÃO RESPEITO PELA RELIGIÃO.

2 Timóteo 3.1,2

“…ingratos…” No grego é “acharistos”, “sem gratidão”, forma privativa de “charidzomai”, “ser grato”, “ser agradecido”. Esse pecado é também atribuído aos pagãos, em Rom. 1. 21. A apostasia, portanto, será o levantamento do espírito pagão mais depravado, que não terá respeito por qualquer objeto sagrado, e que se mostrará totalmente deletério em seus intuitos e em sua atuação. Nas páginas do N.T., essa palavra só se encontra aqui em Luc. 6. 35. (nti)

 

SEJAMOS GRATOS A DEUS EM TODAS AS OCASIÕES

ESTEJAM SEMPRE ALEGRES, – OREM SEMPRE – E SEJAM AGRADECIDOS A DEUS EM TODAS AS OCASIÕES. ISSO É O QUE DEUS QUER DE VOCÊS POR ESTAREM UNIDOS COM CRISTO.

1 Tessalonicences 5.16-18

Nossa alegria, orações e gratidão não devem variar de acordo com as circunstâncias ou sentimentos. Obedecer a estes três mandamentos – regozijar-se, orar sem cessar e ser grato – freqüentemente contraria as nossas inclinações naturais. Porém quando tomarmos uma decisão consciente de fazer o que Deus nos pede, começaremos a ver as pessoas sob uma nova perspectiva. Quando fizermos a vontade de Deus, acharemos mais fácil ser alegres e gratos.

 

 

AGRADEÇAMOS A JESUS PELO PRIVILÉGIO DE SERVÍ-LO

AGRADEÇO A CRISTO JESUS, O NOSSO SENHOR, QUE ME TEM DADO FORÇAS PARA CUMPRIR A MINHA MISSÃO. EU LHE AGRADEÇO PORQUE ELE ACHOU QUE EU ERA MERECEDOR E PORQUE ME ESCOLHEU PARA SERVI-LO.   

1 Timóteo 1.12

“…me fortaleceu…” isto é, “me capacitou”, “deu-me forças para tanto”. É mister que o servo de Cristo receba estatura espiritual suficiente; e mesmo depois disso é necessário que receba “forças” para tanto. A “chamada” é incluída aqui; e é bem provável que também esteja em foco o pensamento sobre os dons espirituais necessários para o serviço eficaz – porquanto tudo isso faz parte do que é preciso para que alguém seja autêntico servo de Cristo. (nti)

 

VIVAMOS EM JESUS, FIRMES NA FÉ E COM GRATIDÃO

PORTANTO, JÁ QUE VOCÊS ACEITARAM CRISTO JESUS COMO SENHOR,VIVAM UNIDOS COM ELE. – ESTEJAM ENRAIZADOS NELE, CONSTRUAM A SUA VIDA SOBRE ELE E SE TORNEM MAIS FORTES NA FÉ, COMO FOI ENSINADO A VOCÊS. E DÊEM SEMPRE GRAÇAS A DEUS.

Colossenses 2.6,7

É recomendada a abundância de agradecimentos a Deus. Deveriam aqueles crentes reconhecer o que Cristo fizera, os frutos que já se tinham concretizado entre eles, para que se mostrassem gratos. O coração agradecido tem menos tendência de desviar-se; e os crentes felizes e gratos a Cristo não se deixam atrair por doutrinas estranhas. O agradecimento é salientado como a própria “atmosfera” em que os crentes devem viver e desenvolver-se espiritualmente. (nti)

 

LOUVEMOS A DEUS COM GRATIDÃO NOS CORAÇÕES

QUE A MENSAGEM DE CRISTO, COM TODA A SUA RIQUEZA, VIVA NO CORAÇÃO DE VOCÊS! ENSINEM E INSTRUAM UNS AOS OUTROS COM TODA A SABEDORIA. CANTEM SALMOS, HINOS E CANÇÕES ESPIRITUAIS; LOUVEM A DEUS, COM GRATIDÃO NO CORAÇÃO.

Colossenses 3.16

“…com gratidão, em vossos corações…” O cântico dos crentes, portanto, é uma autêntica “forma de adoração”, e essa adoração é atribuída, segundo diz a nossa versão portuguesa, a “…Deus…”, no que ela é apoiada pelo texto grego, ainda que outras traduções digam aqui “Senhor”. O “…coração…” é uma alusão ao “homem interior”, à “alma”, aquela porção do ser humano que é capaz de receber o toque divino, o “homem essencial”. Ficam envolvidos o “intelecto” e as “emoções” dos homens; mas, mais do que isso, ainda, o “espírito” humano é que expressa louvor e ação de graças ao Salvador de todos os homens. (nti)

 

AGRADEÇAMOS, SAÍMOS DO REINO DAS TREVAS PARA O REINO DA LUZ

E AGRADEÇAM , COM ALEGRIA, AO PAI, QUE OS TORNOU CAPAZES DE PARTICIPAR DAQUILO QUE ELE GUARDOU NO REINO DA LUZ PARA O SEU POVO.

Colossenses 1.12

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)


                                           PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Intimidade sexual no casamento

30 março, 2015

SEXO

INTIMIDADE SEXUAL NO CASAMENTO

 

 

“A INTIMIDADE SEXUAL É LIMITADA AO MATRIMÔNIO. SOMENTE NESTA CONDIÇÃO ELA É ACEITA E ABENÇOADA POR DEUS. MEDIANTE O CASAMENTO, MARIDO E MULHER TORNAM-SE UMA SÓ CARNE, SEGUNDO A VONTADE DE DEUS. OS PRAZERES FÍSICOS E EMOCIONAIS NORMAIS, DECORRENTES DO RELACIONAMENTO CONJUGAL FIEL, SÃO ORDENADOS POR DEUS E POR ELE HONRADOS”. (bep)

 

UMA SÓ CARNE

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se ,tornarão uma só carne.

Gêneses 2. 24 (nvi)

Deus presenteou Adão e Eva com o matrimônio. Eles foram criados perfeitos um para o outro. O casamento não foi uma conveniência, tampouco foi criado por qualquer cultura. Ele foi instituído por Deus e possui três aspectos básicos: (1) o homem deixa seus pais e, em ato público, promete-se a si mesmo à sua esposa; (2) o homem e a mulher são unidos, assumindo responsabilidades pelo bem-estar mútuo e amando um ao outro antes das outras pessoas; (3) ambos tornam-se um na intimidade e no comprometimento de união sexual que são reservados para o casamento. Casamentos sólidos incluem estes três aspectos. (beap)

 

MANTENHA O LEITO CONJUGAL PURO

Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.

Hebreus 13. 4 (ara)

Respeitar o casamento, seus votos sagrados e sua intimidade física é um outro aspecto da vida santificada à qual Deus chama o seu povo.  O “leito sem mácula” é um eufemismo para a intimidade e as relações sexuais entre o marido e a esposa. Ao contrário do estilo de vida sexualmente promíscuo do mundo, o alto padrão de Deus para a sexualidade humana consiste na pureza e na fidelidade. A união e a intimidade sexual são reservadas para o casamento, e Deus as considera como honradas e puras. A intrusão sexual de uma terceira pessoa na relação do casamento a contamina, e é condenada por Deus. (cbp)

A fim de prevenir-se contra a imoralidade sexual, Deus ordenou o sagrado relacionamento do matrimônio. SEM MÁCULA contém mais do que uma aprovação do relacionamento conjugal, mas também vincula a responsabilidade do casal de preservar sua intimidade das práticas perversas e degradantes de uma sociedade lasciva. (bep)

 

DESFRUTE DA INTIMIDADE SEXUAL

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.  –  A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. – Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás  não os tente por não terem domínio próprio.

I  Coríntios 7. 3 a 5 (nvi)

Estes são versículos notáveis porquanto revelam pontos de vista que parecem estar muito adiantados para o seu tempo: uma saudável percepção da sexualidade da mulher, e a compreensão da completa igualdade existente entre um homem e uma mulher, na área mais íntima de seu relacionamento. As Escrituras não dão qualquer apoio à noção de que as relações sexuais visam unicamente o aprazimento do marido. (beg)

A relação sexual é uma expressão íntima de afeição entre marido e esposa. O apóstolo sublinha sua importância no casamento declarando aquilo que, na verdade, é um dever: o marido deve estar disponível para sua esposa quando ela desejar, e a esposa, para seu esposo quando ele desejar. (bep)

Dentro do casamento, a união sexual é natural, saudável e prazerosa, não somente durante um momento, mas durante toda a vida conjunta. (bm)

 

O LIVRO DE CANTARES

Cantares é uma canção de amor que honra o matrimônio. As alusões mais explícitas sobre sexo na Bíblia podem ser encontradas neste livro, que, muitas vezes, tem sido criticado por causa da linguagem sensual empregada pelo escritor. Contudo, a pureza e a santidade do amor representado nele são muito necessárias nos dias de hoje, nos quais o amor, o sexo e o casamento são banalizados. Deus criou o sexo e a intimidade; mas para serem desfrutados dentro do casamento. Um marido e uma esposa honram a Deus quando se amam e desfrutam um do outro (beap)

 

AME E SEJA FELIZ

Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho.

Cantares 1. 2 (arc)

Essa vívida descrição de um relacionamento amoroso começa com a figura do próprio amor, que é “melhor do que o vinho”; faz com que aqueles que se amam sejam felizes. O texto em Atos 10. 9-16 nos ensina que não devemos interpretar mal ou chamar de comum aquilo que Deus criou e purificou. Podemos desfrutar o amor. Deus o criou como um presente para nós e um deleite para todos os nossos sentidos.  (beap)

 

TENHA TEMPO PARA SEU CÔNJUGE

Aparecem flores na terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em  nossa terra o arrulhar dos pombos.  –  A figueira produz os primeiros frutos; as vinhas florescem e espalham sua fragrância. Levante-se, venha, minha querida; minha bela, venha comigo.

Cantares 2. 12 e 13 (nvi)

Aqueles que se amam celebram sua alegria na criação e em seu amor. Deus criou o mundo, a beleza da natureza, presenteou-nos com o amor e o sexo e nos deu os sentidos para que desfrutemos deles. Nunca deixe os problemas, os conflitos ou as assolações do tempo arruinarem sua capacidade de alegrar-se com os presentes de Deus. Tenha tempo para desfrutar aquilo que Deus criou. (beap)

 

PERTENCER E SER DESEJADA

Eu pertenço ao meu amado, e ele me deseja.  

Cantares  7.10 (nvi)  Ver 7 a 13

Quando o relacionamento amadurece, deve haver mais amor e liberdade entre os cônjuges. Aqui, vemos que a jovem tomou a iniciativa de convidar seu esposo para o amor. Muitas culturas têm estereótipos sobre o papel que o homem e a mulher devem desempenhar no ato sexual. Porém a segurança do verdadeiro amor dá a ambos os cônjuges a liberdade de tomar a iniciativa de exprimir seus sentimentos e desejos.  (beap)

 

PERTENCER UM AO OUTRO

Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu.

Cantares  6.3a (nvi)

O amor que os dois enamorados têm um pelo outro é genuíno e fiel. Não há desejo nem espaço para outra pessoa. No casamento, deve haver tal amor mútuo e dedicação, que a fidelidade conjugal seja da máxima importância na vida do casal. (bep 2.16)

 

ELOGIE SEMPRE O SEU CÔNJUGE

Tu és toda formosa, querida minha, e em ti não há defeito. 

O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, tal, o meu esposo, ó filhas de Jerusalém

Cantares  4. 7 e  5. 16; ver 4.1 a 7  e  5.10 a 16  (ara)

Como espectadores, é possível que fiquemos embaraçados ao ler estas passagens em que os amantes expõem sua intimidade. No êxtase de seu amor, eles se elogiam mutuamente, usando belas imagens. Suas palavras podem ser estranhas para os leitores de uma cultura diferente, porém o intenso sentimento de amor e de admiração são universais. Comunicá-los através de palavras e ações fortalecem qualquer relacionamento. (beap)

 

REFLETINDO:

 

SEXUALIDADE, UM DOM DO CRIADOR:  Embora a palavra “sexo” não apareça na Bíblia, a linguagem bíblica descreve o plano de Deus para o comportamento sexual humano, inclusive para a geração de uma descendência e para o prazer sexual no casamento. O sexo foi planejado pelo Criador como um presente especial, que permite ao marido e à esposa expressarem sua unidade em amor íntimo e exclusivo e compartilhar do plano dele para a procriação. Os impulsos sexuais são dados por Deus como um meio de atingir o êxtase natural mais elevado que o corpo humano pode experimentar. (bm)

 

CÔNJUGES: Aprendam a arte perdida do amor verbal. Aprendam a dizer palavras de amor que acariciam a alma do seu/sua companheiro/a.

Entenda e creia que o Senhor continua a ver o relacionamento sexual dentro da santidade do casamento como “muito bom” e o abençoa.

Exalte, no casamento, as virtudes do seu cônjuge acima das virtudes de outros.

Reserve momentos regulares, periódicos, com seu cônjuge para revigorar e renovar o romance em seu casamento. (bep)

 

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Bíblia  –  de Estudo Pentecostal  (bep)

Bíblia  –  Nova Versão Internacional  (nvi)

Bíblia  –  de Estudo Aplicação Pessoal  (beap)

Bíblia  –  Almeida Revista Atualizada  (ara)

Bíblia  –  de Estudo Plenitude (bep)

Bíblia  –  da Mulher  (bm)

Bíblia  –  Almeida Revista Corrigida  (arc)

Bíblia  –  de Estudo Genebra (beg)

Comentário Bíblico Pentecostal  (cbp)

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)


                                           PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Porque não sou próspero?

30 março, 2015

hqdefault

POR QUE NÃO SOU PROSPERO?

 

PROSPERO: Ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado

 

PROSPERAR: Dar bons resultados

 

NÃO HÁ PROSPERIDADE NA DESOBEDIÊNCIA

E apalparás ao meio dia, como o cego apalpa na escuridade, e não prosperarás nos teus caminhos; porém somente serás oprimido e roubado todos os dias; e não haverá quem te salve.

Deuterônomio 28.29 (arc)

 

O GENEROSO PROSPERARÁ

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.

Provérbios 11.25 (nvi)

 

TENHO QUE DIZIMAR MESMO EM MEIO ÀS DIFICULDADES?

JACÓ: “E esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Gênesis 28. 22 (arc)

 

POSTURA NOS NEGÓCIOS

O FIEL SERÁ COBERTO DE BÊNÇÃOS

O HOMEM FIEL SERÁ CUMULADO DE BÊNÇÃOS, MAS O QUE SE APRESSA A ENRIQUECER NÃO PASSARÁ SEM CASTIGO.

Provérbios 28.20 (ara)

O homem fiel será cumulado de bênçãos. O homem que merece confiança não empregará esquemas que tentem levá-lo à riqueza rápida. Antes, procurará ser um trabalhador árduo, obtendo seu ganho pela força do trabalho. De acordo com ele, esse é o homem que tem sabedoria e entendimento. Apesar de não enriquecer, não lhe falta coisa alguma; pelo contrário, ele obtém muitas bênçãos com o labor das próprias mãos, da parte de outros homens, que aprovam a sua conduta, e também da parte de Deus, que controla todos os acontecimentos.  (ati)

 

CONSEQUÊNCIAS DE PECADOS NÃO CONFESSADOS

COMO NÃO PROSPERAR

Quem esconde os seus pecados NÃO PROSPERA, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.   

Provérbios 28.13 (nvi)

Quem  procura  negar seu  pecado ou mantê-lo encoberto ao invés de   reconhecer,   confessar  e   abandonar   esse   pecado,   NÃO PROGREDIRÁ   espiritualmente.   O perdão  e  a  misericórdia  de Deus, no entanto, estão à disposição de todos os que se chegam a Deus contritamente arrependidos (ver Mt. 3.2 nota) -(bep)

 

COOPERAR COM A OBRA MISSIONÁRIA

A ORDEM IMPERATIVA DE JESUS

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Mateus 28.19 (ara).

Estas palavras constituem a Grande Comissão de Cristo a todos os seus seguidores, em todas as gerações. Declaram o alvo, a responsabilidade e a outorga da tarefa missionária da igreja. O propósito da Grande Comissão é fazer discípulos que observarão os mandamentos de Cristo. Este é o único imperativo direto no texto original deste versículo. A intenção de Cristo não é que o evangelismo e o testemunho missionário resultem apenas em decisões de conversão. As energias espirituais não devem ser concentradas meramente em aumentar o número de membros da igreja, mas, sim, em fazer discípulos que se separem do mundo, que observem os mandamentos de Cristo e que o seguem de todo coração, mente e vontade (cf. Jo. 8. 31). (bep).

 

OFERTAS ALÇADAS, O QUE É?

OFERTA: Aquilo que se oferece

COLETA: Contribuição, oferta

Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.

Malaquias 3.8 (arc)

Aqui já não é questão de necessidade. Deus é dono do céu e da terra (Gn 14.19; Sl 24.1), do ouro e da prata (Ag 2.8), mas Ele conta com nossa participação. Deus abençoa o povo para que seus filhos possam contribuir para a sua obra.
(Ezequias Soares)

COMO OFERTAR?
E digo isto: Que o que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará. – Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. – 2 Coríntios 9.6,7 (arc)

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

 
                                           PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS

Ética cristã

10 março, 2015

 etica

ÉTICA CRISTÃ

 

ÉTICA, é a ciência da conduta ideal.

NÃO SE DEIXEM ENGANAR: “AS MÁS COMPANHIAS CORROMPEM OS BONS COSTUMES”.

(I Coríntios 15:33 –nvi)

 

A ÉTICA CRISTÃ PARA COM DEUS

 A BÍBLIA SAGRADA, sempre foi, e indubitavelmente continuará sendo, o livro básico para o ESTUDO DA ÉTICA CRISTÃ.

Assim como o corpo físico necessita de alimentos e proteínas, também, o nosso espírito necessita de alimento espiritual e esse alimento é o estudo pessoal da Palavra de Deus.

Salmos 1: 1-3( NVI )  (1) Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! (2) Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. (3) É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

“Ao meditar num texto bíblico, devem vir às nossas mentes perguntas como estas:

O Espírito de Deus está aplicando este versículo à minha condição no momento?

Há aqui uma promessa para eu buscar?

Este texto revela um pecado específico que devo empenhar-me em evitar?

Deus está dando-me uma ordem para eu obedecer?

Meu espírito está em harmonia com o que o Espírito Santo está dizendo aqui?

Este texto revela uma verdade a respeito de Deus, da salvação, do mundo, ou de minha obediência pessoal a Deus, a respeito da qual preciso receber a iluminação do Espírito Santo?” (bep)

II Timóteo 3: 16 e 17 (nvi) –16- Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, -17- para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Quanto a ética que as Escrituras exigem e aprovam, a FÉ em Deus é sua fonte, o AMOR a Deus é seu motivo impelidor, a LEI de Deus é seu princípio orientador, e a GLÓRIA de Deus é seu alvo dominante. Esses, em resumo, são os critérios, e se interligam mutuamente.

FÉ, Marcos 11:22 (nvi) Respondeu Jesus: Tenham fé em Deus.

 AMOR, Mateus 22: 37 e 38 (bep-nota)- E Jesus disse-lhe: Amarás o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (38) Este é o primeiro e grande mandamento.

“Este amor requer uma atitude de coração, pela qual atribuímos a Deus tanto valor e estima, que verdadeiramente ansiamos pela comunhão com Ele, esforçarmo-nos para obedecer-lhe e sinceramente nos importarmos com sua glória e vontade na terra. Aqueles que realmente amarem a Deus, desejarão compartilhar do sofrimento por amor a Ele, promover o seu reino e viver em prol da sua honra e dos seus padrões de justiça na terra.”

LEI, Salmos 119:142b((arc) A tua lei é a verdade.

GLÓRIA, I Coríntios 10:31 (bep-nota) Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

“O objetivo principal da vida do crente é agradar a Deus e promover a sua glória. Sendo assim, aquilo que não pode ser feito para a glória de Deus, não deve ser feito de modo nenhum. Honramos a Deus mediante nossa obediência, ações de graças, confiança, oração, fé e lealdade a Ele. Viver para a glória de Deus deve ser uma norma fundamental em nossa vida, o alvo da nossa conduta, e teste das nossas ações.

HÁ GRANDE RECOMPENSA PARA O ÉTICO

Salmos 19: 7  a 11 (bep) – (7) – A LEI do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; O TESTEMUNHO do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. (8) OS PRECEITOS do SENHOR são retos e alegram o coração; O MANDAMENTO do SENHOR é puro e alumia os olhos. (9) O temor do SENHOR é limpo e permanece eternamente; OS JUÍZOS do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. (10) Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. (11) Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar HÁ GRANDE RECOMPENSA.

LEI – Um termo geral para a vontade revelada de Deus, e que direciona a pessoa num correto relacionamento com Ele.

 

O TESTEMUNHO  –  A verdadeira Palavra de Deus que dá testemunho do seu caráter e vontade.

 

OS PRECEITOS  –  Regras específicas a respeito da vida em retidão, que são uma alegria para os justos.

 

O MANDAMENTO  –  A fonte verdadeira de luz para orientar os fiéis que buscam os seus caminhos.

 

OS JUÍZOS  –  Leis reguladoras da vida social, que levam à justiça e à retidão.

 

SER CIDADÃO DO CÉU

Filipenses 3:20 (ntlh) – Mas nós somos cidadãos do céu   e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.

“No que diz respeito ao nosso comportamento, valores e orientação na vida, o céu é agora nossa cidade. Nossos nomes estão registrados nos livros do céu; nossa vida está orientada por padrões celestiais, e nossos direitos e herança estão reservados no céu”.(bep)

TEMER A DEUS

Eclesiastes 12: 13 (arc) – De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o DEVER de todo homem.

“O modo certo de corresponder aos mandamentos de Deus é pelo temor do Senhor, que nos liberta de uma vida de pecado”.

CUMPRIR O DEVER PARA COM DEUS

Números 9:23 (ara) – Segundo o mandado do Senhor, se acampavam e, segundo o mandado do Senhor, se punham em marcha; CUMPRIAM O SEU DEVER PARA COM O SENHOR, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés.

“Deus exige fidelidade e obediência à Sua vontade”.     “Precisamos da atitude de obediência para recebermos as bençãos de Deus”.

DEVER DE ORAR SEMPRE

Lucas 18:1 (bep-nota) – E contou-lhes também uma parábola sobre o DEVER DE ORAR SEMPRE e nunca desfalecer.

Devemos perseverar em oração em todo  tempo, até a volta de Jesus.

Nesta vida, temos um adversário, que é satanás. A oração    pode nos proteger do Maligno.  

Através da oração, os filhos de Deus devem clamar-lhe contra o pecado e por justiça.

A oração perseverante é considerada como fé.

Nos últimos dias antes da volta de Cristo haverá um aumento de oposição diabólica às orações dos fiéis. Por causa de satanás e dos prazeres do mundo, muitos deixarão de ter uma vida de perseverante oração.

CONTINUAR NA ÉTICA

I Timóteo 4:16 (ara) – Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. CONTINUA NESTES DEVERES; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.

 

Bibliografia Ultilizada:

Bíblia de Estudo Pentecostal (bep)

Bíblia Shedd (ara)

Bíblia Nova Versão Internacional

Bíblia Nova Tradução na Linguagem de hoje (ntlh)

O Novo Dicionário da Bíblia (Edt.Vida Nova)

Pr. João da Cruz Parente

E-mail: prparente@gmail.com

Para ler mais artigos do autor (Clique aqui)

                                        PÁGINA INICIAL / ÍNDICE DAS MENSAGENS